sexta-feira, 19 de abril de 2013

Fim de semana com show de Consuelo de Paula e Orquestra À Base de Corda

A cantora mineira Consuelo de Paula é a convidada da Orquestra À Base de Corda para apresentações no Teatro da Reitoria, no sábado (20), às 20h, e no domingo (21), às 19h. O espetáculo marca o lançamento do CD “Casa”, cujo repertório é formado por canções de Consuelo, em parceria com o violonista Rubens Nogueira, falecido em fevereiro de 2012, a quem o show é dedicado.
A música de Consuelo de Paula chega muito bem acompanhada neste trabalho – do qual assina concepção, direção, produção e todas as letras, que foram musicadas por Rubens Nogueira – pelo talento da orquestra curitibana À Base de Corda, que confere ainda mais vigor ao personalíssimo trabalho da artista.
Surpresas permeiam todo o CD, que tem em cada canção um toque, um tempero diferente. É que Consuelo convidou não apenas um arranjador para a “construção” de sua “Casa”: além de João Egashira, André Prodóssimo e Luís Otávio Almeida (integrantes da orquestra), os músicos Dante Ozzetti, Chico Saraiva, Weber Lopes e Luiz Ribeiro assinam os belos e delicados arranjos desse trabalho. São arranjos diferentes para conduzir com unidade a poesia e o canto de Consuelo.

A artista – Mineira de Pratápolis e radicada em São Paulo há mais de 20 anos, Consuelo de Paula é uma das poucas artistas de sua geração que possui, de fato, uma obra autorreferente, na forma e no conteúdo. Com forte presença de palco e carisma, revela-se primorosa intérprete de sua própria obra e de outros autores. A artista é cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical de seus próprios trabalhos.
A trajetória de Consuelo de Paula é marcada pela trilogia “Samba, Seresta e Baião” (1998), “Tambor e Flor (2002) e “Dança das Rosas” (2004). Discos que consolidaram sua carreira como compositora e intérprete, conferindo-lhe respeito e reconhecimento pela musicalidade e sensibilidade, marcando sua arte na cultura brasileira. Após o período dedicado aos CDs citados, Consuelo lançou um livro de poemas e imagens, “A Poesia dos Descuidos”, em parceria com Lúcia Arrais Morales, em julho de 201, seguido pelo DVD “Negra”, em outubro de 2011, que agora também será lançado em versão digital.
No atual CD “Casa”, Consuelo registra o afeto e a admiração por Rubens Nogueira: “Rubão traduzia em notas musicais a expressão contida na letra, por mais metafórica que fosse. Ele fazia a música certeira para elevar e respeitar a poesia. E fazia isso de forma genial”.

A orquestra – Criada por Roberto Gnattali, em 1998, a Orquestra À Base de Corda, grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, dedica-se à pesquisa e à divulgação da música brasileira. A formação instrumental ímpar - com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão - confere ao grupo sonoridade bastante particular. O repertório da orquestra procura abranger diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes.
Na extensa lista de convidados ilustres em suas apresentações, o grupo contabiliza participações de Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andrea Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato e Ná Ozzetti. Outro diferencial da orquestra são os arranjos elaborados por seus integrantes e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão e Josimar Carneiro.
Desde 2001, a Orquestra À Base de Corda conta com a direção musical do violonista e bandolinista João Egashira. Em 2008, o grupo lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival.

O Teatro da Reitoria está situado na rua XV de Novembro, 1.299, Centro e os ingressos para o show custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). Informações: 3321-2855. Para saber mais: www.consuelodepaula.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário