sexta-feira, 26 de abril de 2013

Encontros entre clarinetistas e pianistas para um recital são relativamente comuns. Os dois instrumentos oferecem muitas possibilidades sonoras e há um importante repertório para execução. Duos que tenham um trabalho contínuo, ensaios e apresentações há anos, estes, no entanto, são raros no Brasil. E a raridade torna-se maior quando se fala em gravações de CD ou DVD, produto que vem a traduzir horas e horas de intenso comprometimento com a música de câmara e a divulgação de um repertório não tão conhecido do grande público.  O clarinetista Jairo Wilkens e a pianista Clenice Ortigara desde 2000 formam o “Duo Palheta ao Piano”, que agora em 28 de abril lança seu primeiro CD, trazendo a público um repertório ousado apenas com compositores brasileiros. O concerto de lançamento ocorre dentro do projeto Domingo no Campus, na Universidade Positivo.
Possível graças a Lei Municipal de Incentivo a Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, o CD “Duo Palheta ao Piano” tem incentivo do Positivo e é produzido por Alvaro Collaço Produções. Traz um repertório com obras compostas para a formação clarinete e piano, dos autores Osvaldo Lacerda, Marlos Nobre, Lindembergue Cardoso, Liduíno Pitombeira e Harry Crowl. Além de proporcionar uma expansão do repertório para a formação (a obra “25 Esboços para Clarinete e Piano”, de Harry Crowl foi composta especialmente para o Duo), o CD trouxe um desafio aos intérpretes: mostrar nesse registro os dois instrumentos de maneira equilibrada, pois é comum encontrar registros priorizando um dos instrumentos. “Por isso, todas as obras reunidas são de igual potencial virtuosístico e musical para ambos os intérpretes”, destaca Clenice Ortigara.
No recital de lançamento, o Duo optou por um repertório mais abrangente que o do próprio CD. A primeira para é dedicada a duas obras seminais para formação: “Premiére Rhapsodie”, do impressionista Claude Debussy, e a “Fantasiestücke, opus 73”, do romântico Robert Schumann. A segunda parte é dedicada ao repertório do CD e o Duo tocará “25 Esboços Para Clarinete e Piano”, de Harry Crowl, “The Magic Square Opus 34”, de Liduíno Pitombeira, e “Desafio XI Opus 31 nº 11 a”, de Marlos Nobre, um repertório que mescla atonalismo a música regional brasileira, em um ambiente absolutamente distinto da primeira parte e que revela as atuais possibilidades da formação clarinete e piano.                                                                           
O CD “Duo Palheta ao Piano” tem produção de Alvaro Collaço e foi gravado pelo Estúdio Trilhas Urbanas. A direção de gravação é de Dirceu Saggin, a direção de arte de Cid Alonso Pierin e fotografias de Andréa Paccini. E é mais um produto de arte da Lei Municipal de Incentivo de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo do Positivo.

O lançamento do disco, no Projeto Música no Campus ocorre no domingo (28), às 11h, no Pequeno Auditório da Universidade Positivo (rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido).  Ingressos a R$ 10,00 (inteira). Informações: 3317-3118.

Nenhum comentário:

Postar um comentário