segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sinalização das pistas do Barigui ganha reforço

Quem frequenta o Parque Barigüi para pedalar, correr, caminhar ou apenas passear terá mais segurança a partir de agora. Os 15 pontaletes fixados nos entroncamentos das três pistas internas ganharam fitas pretas reflexivas para melhorar sua visualização.
O parque possui uma pista destinada às corridas, outra às caminhadas e uma, a mais próxima do lago, exclusiva para a prática do ciclismo ou atividades com equipamentos com rolamentos não motorizados, como skate, roller, patins, carrinhos e bicicletas de crianças.
 As fitas reflexivas reforçam a sinalização que já havia no local”, informa a gerente do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Walquiria Pizatto Lima.
 Todos os pontaletes do parque contavam com ampla sinalização horizontal e vertical, além de serem pintados na cor amarela, ideal para visualização dos mesmos”, diz. “No ponto de  transição das pistas há quatro ‘pare’ sinalizados no asfalto e a pintura total do trecho em vermelho”, informa.
Há ainda placas verticais, com recomendação de baixa velocidade para ciclistas e outros equipamentos de rolamento. “Muitos ciclistas vão ao parque para treinar e abusam da velocidade. Da mesma forma, há pedestres que insistem em caminhar ou correr na pista própria para atividades com equipamentos de rolamento”, alerta Walquíria.
Segundo ela, muitas vezes ocorrem choques entre pedestres e ciclistas porque os usuários não respeitam a sinalização de uso das pistas. “É preciso que haja bom senso no uso compartilhado dos espaços, para permitir uma convivência harmônica entre os usuários do parque”, diz a gerente.
No total, o Parque Barigui conta com 30 pontaletes amarelos. Os outros 15 não receberam as fitas pretas reflexivas por estarem localizados em pontos que não oferecem riscos aos ciclistas, com o único propósito de evitar a circulação interna de carros no parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário