terça-feira, 16 de abril de 2013

Roberto Gomes participa do projeto “Um Escritor na Biblioteca”

Roberto Gomes é o segundo convidado de 2013 do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. O bate-papo acontece em 8 de maio, às 19h, no Auditório Paul Garfunkel da BPP. A entrada é franca. Catarinense de Blumenau, radicado em Curitiba desde 1964, Gomes publicou romances, contos, crônicas e obras infanto-juvenis. Recebeu o prêmio Jabuti por “O menino que descobriu o sol” (1982). Seu mais recente livro é o romance “O conhecimento de Anatol Kraft”, lançado em 2011. Atualmente, o autor publica crônicas quinzenalmente no jornal Gazeta do Povo.
O seu percurso como escritor tem início em 1974 com a obra de filosofia “Crítica da razão tupiniquim”. No entanto, tornou-se mais conhecido como romancista, sobretudo por mesclar história com imaginação. “Os dias do demônio” (2001) trata das lutas pela terra no Sudoeste do Paraná na década de 1950. Mas é com “Júlia” (2008), inspirado na vida da poeta Júlia da Costa, que o autor atingiu o resultado mais aplaudido - o crítico Wilson Martins comparou Gomes a Flaubert e Eça de Queiroz.
Desde 1979 Gomes trabalha na área editorial. Participou da Coeditora e, entre 1981 e 1989, coordenou a Criar Edições em sua primeira fase. Dirigiu a Editora da Universidade Federal do Paraná de 1990 a 1998. Aposentou-se como professor da UFPR em abril de 1998. Em 2000, reativou a Criar Edições, o selo que publicou obras de Paulo Leminski, Jamil Snege, Alice Ruiz, entre outros - a editora segue em atividade no momento.

O projeto - Retomado há dois anos, o projeto “Um Escritor na Biblioteca” já recebeu mais de 20 autores. Ainda este ano, estarão na BPP os escritores Ronaldo Correia de Brito (junho), Bernardo Carvalho (julho), Michel Laub (agosto), Marcelo Backes (setembro), Paulo Scott (outubro) e Luci Collin (novembro).
As conversas também são transcritas, editadas e publicadas no Cândido, jornal de literatura da BPP. O terceiro encontro de 2013, marcado para o dia 5 de junho, será com o escritor cearense, radicado em Pernambuco, Ronaldo Correia de Brito.

O Auditório Paul Garfunkel fica no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná (rua Cândido Lopes, 133, Centro). Mais informações: 3221-4900 ou www.bpp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário