quinta-feira, 25 de abril de 2013

Coro da Camerata abre temporada 2013 com programa que apresentará na Alemanha

As apresentações do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, que acontecem de sexta-feira a domingo (26 a 28), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, proporcionarão ao público momentos especiais. Na abertura da agenda anual de espetáculos, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, o grupo executa um concerto que levará à Alemanha, no próximo mês de junho, quando representará o Brasil na Bienal de Coros, em Aachen. A maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, que assume a direção artística e a regência do Coro na temporada 2013, elaborou ainda outro programa para evidenciar a versatilidade e o virtuosismo dos cantores.
Na sexta-feira (26), às 20h, e no domingo (28), às 18h30, o concerto “A Cantiga Brasileira – Música Coral do Brasil” reúne obras de Villa-Lobos, Lindembergue Cardoso, Waldemar Henrique, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Henrique de Curitiba, Ernani Aguiar, Aylton Escobar, Chico Buarque de Holanda  e Ronaldo Miranda.
É com essa programação que o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba mostrará na Alemanha a excelência do trabalho que desenvolve desde a sua criação, em 1974, e que extrapolou fronteiras. A apresentação dos cantores conta com a preparação cênica do carioca José Brazil, que escolheu Curitiba para expandir sua carreira artística. Barítono da Camerata Antiqua de Curitiba, Brazil formou-se em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de dedicar-se à direção cênica de óperas.
O concerto completa-se com a declamação de Claudia Römmelt, nascida em Bonn (Alemanha), mas que vive no Brasil desde 1994. Na Universidade Federal do Paraná, Claudia obteve doutorado em História e, em 2003, assumiu a gerência do Instituto Goethe em Curitiba, atuando em diferentes áreas da cultura, com ênfase em música e artes visuais.

Outro programa - No sábado (27), às 18h30, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta o concerto “O Sacro na Música Coral Brasileira”, com composições de Manoel Dias Oliveira, José Maurício Nunes Garcia, Villa-Lobos, Ronaldo Miranda, Ernani Aguiar, Camargo Guarnieri e Aylton Escobar.
O espetáculo contará com comentários da maestrina Maria Antonia Jimenez, dando continuidade à proposta da Fundação Cultural de Curitiba de introduzir breves palestras de especialistas nos concertos da Camerata Antiqua, Orquestra de Câmara e Coro da Camerata, com o objetivo de permitir ao público melhor apreciação da produção de grandes compositores.

Os ingressos para as três apresentações do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário