quarta-feira, 10 de abril de 2013

Mais de 400 mil pessoas devem ser vacinadas contra gripe em Curitiba

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (15) em todo o Brasil. Curitiba recebeu 460 mil doses da vacina. A vacinação acontece entre os dias 15 e 26 de abril em todas as 109 unidades de saúde da capital. No sábado, 20 de abril, data da mobilização nacional, a vacinação estará acontecendo em 65 locais.
Este ano, o Ministério da Saúde incluiu no grupo prioritário para receber a vacina as crianças com idade de seis meses até 2 anos de idade, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério), além dos doentes crônicos. O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Pires Ramos, explica que os grupos prioritários foram definidos conforme os riscos de evolução do quadro gripal. “A vacinação é uma atividade de rotina, que tem por objetivo evitar casos graves de gripe entre as pessoas com maior risco de evoluir com complicações”, salienta.
O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, ressalta que a estratégia para prevenção da gripe não se limita à vacinação. “A vacina é apenas uma parte do trabalho. A lavagem e assepsia das mãos, o tratamento do quadro gripal no momento adequado são tão importantes quanto à imunização”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário