quinta-feira, 11 de abril de 2013

Show no Paiol apresenta a cultura pantaneira

O show deste sábado (13), no Teatro do Paiol, dará oportunidade ao público curitibano de fazer uma imersão na cultura pantaneira. Os músicos mato-grossenses João Ormond e Habel Dÿ Anjos e os sul-mato-grossenses Paulo Simões e Dino Rocha fazem o espetáculo envoltos num cenário que remete à beleza da região. Além disso, a atmosfera do Pantanal estará presente com uma artesã (rendeira), confeccionando com seu tear as famosas redes pantaneiras, e um luthier de viola-de-cocho, apresentando o processo de confecção do instrumento surgido naquela região do país. Haverá também a distribuição de piché e de balas caramelizadas típicas.
O espetáculo faz parte do Projeto Pantanais – Mostra Itinerante da Cultura Pantaneira, uma das iniciativas selecionadas no Edital 2012 do Natura Musical, programa da empresa Natura de apoio à música brasileira. O projeto tem o objetivo de divulgar a cultura dos dois pantanais (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) em outras regiões do Brasil, por meio da música, danças, artesanatos, documentários, palestras e culinária.

Roteiro – A programação tem início às 19h, com a exibição do documentário em curta-metragem “Céu e Água”, de João Carlos Bertoli (20 min), com trilha sonora assinada pelos violeiros João Ormond, Almir Sater e Daniel de Paula. Em seguida, 19h30, será realizado bate-papo rápido sobre “A importância da preservação da Bacia Pantaneira e Ritmos regionais – Chamamé, Polca, Rasqueado, Siriri e Cururu”, em que João Ormond e Habel Dÿ Anjos abordarão a colonização do Pantanal, a importância da preservação da Bacia Pantaneira e dos ritmos regionais. Encerrando a noite pantaneira em grande estilo, a partir das 20h30 ocorrem os shows de João Ormond, Paulo Simões, Habel Dÿ Anjos e Dino Rocha, com a participação de um casal de dançarinos, que mostrará danças do folclore mato-grossense como cururu e siriri.
No repertório do show estarão diversas canções que marcam a cultura musical pantaneira, como “Reduto de violeiro” (João Ormond e Teco Seade), que retrata o pantanal como um paraíso natural que inspira artistas e poetas a cantar suas belezas da fauna e flora. Outra canção, “Cavalo Pantaneiro” (Paulo Moura e João Ormond), demonstra a exuberância da raça de cavalo que se adaptou à planície alagada, fazendo parte do cotidiano do homem pantaneiro. “Comitiva Esperança” (Almir Sater/Paulo Simões) é uma homenagem às grandes comitivas de boiadas que acontecem no pantanal, enquanto “Trem do Pantanal” (Paulo Simões/Geraldo Roca) é uma viagem pelos trilhos do pantanal adentro, pelas belas paisagens até o seu destino em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia. Também serão apresentadas algumas canções de domínio público que retratam as manifestações culturais da região ao ritmo de chamamés, guarânias, siriri e cururu.

Os ingressos para o Projeto Pantanais custam R$10,00 e R$ 5,00 (meia). Informações: 3213-1340.

Nenhum comentário:

Postar um comentário