segunda-feira, 22 de abril de 2013

Na Caixa Cultural toda a magia da rabeca em recital raro

Luiz Henrique Fiaminghi é violinista de formação e um dia se apaixonou por música antiga. Aperfeiçoou-se em violino barroco na Holanda. De volta ao Brasil e morando em Campinas, descobriu o universo da rabeca por influência do amigo José Eduardo Gramani, com quem fundou o grupo Anima. O instrumento que muda de forma e mesmo de cordas dependendo do artesão que o constrói, tornou-se um veículo perfeito para que Fiaminghi expressasse idéias e ampliasse as pesquisas que faz sobre música tradicional brasileira. Esta bela história pode ser conferida no recital que Fiaminghi faz em Curitiba, na Série Solo Música desta terça-feira (23), na Caixa Cultural.
O recital “De Repente Rabeca” é raro, na medida que não se tem conhecimento de ter sido apresentado um recital solo de rabeca no país. O instrumento tem um “som inesperado”, como Gramani gostava de enfatizar, ele que foi o principal nome da rabeca junto ao meio erudito. O recital de Fiaminghi será uma homenagem a Gramani, falecido em 1998. Ao mesmo tempo, será uma apresentação das muitas particularidades do instrumento, que o diferenciam e muito do violino, a começar pela falta de padrão nas duas dimensões e características, que o levam a ter um som distinto a cada modelo, de cada artesão. No recital, Fiaminghi mostra um repertório diversificado: músicas de Gramani, do período medieval, uma versão do “Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos e a “Suite Vilemão Trindade (2013)”, do próprio Fiaminghi. Ela foi baseada em temas coletados por Mário de Andrade no Engenho de Bom Jardim, Rio Grande do Norte, em 1928, contidos em Danças Dramáticas Brasileiras, tendo como informante o rabequeiro Vilemão Trindade. “O contato com esse riquíssimo material musical descortinou um amplo panorama de possibilidades criativas para a rabeca”, diz Fiaminghi.

Os ingressos para a apresentação de Luiz Henrique Fiaminghi dentro da Série Solo Música, custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário