quinta-feira, 18 de abril de 2013

Teatro do Paiol abre as portas para “A Volta do Boêmio”

Um sarau familiar, com música de qualidade, que tem como convidados alguns dos melhores instrumentistas de Curitiba. Essa é a proposta do show de lançamento do disco “A Volta do Boêmio”, de Seu Valdemar, que tem apresentação única nesta sexta-feira (19), às 20h30, no Teatro do Paiol. No palco, o cantor e violonista baiano, “seu” Valdemar, estará acompanhado por seus dois filhos, Vadeco (violão, guitarra) e Vina Lacerda (percussão), além de Jorge Falcón (guitarra), Glauco Sölter (baixo) e Sérgio Justen (teclados). O repertório inclui sucessos como “A Noite de Meu Bem” (Dolores Duran), “Naquela Mesa” (Sergio Bittencourt), e a faixa título “A Volta do Boêmio” (Adelino Moreira), entre outros clássicos do cancioneiro popular. O projeto foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
O diretor musical, produtor e arranjador do disco, Vadeco, comenta que o disco é a concretização de um sonho familiar que teve início há muitos anos, nas rodas de seresta realizadas em casa. “Esse disco é de certa forma a trilha sonora da minha infância”, resume. Seu irmão, Vina Lacerda, que também participou da produção além de gravar toda a base percussiva e a bateria, conta que o repertório foi escolhido pelo pai, “mas acredito que a dona Neuza, minha mãe, botou uma pressão para que alguns ‘hits’ de seu amado intérprete não ficassem de fora”.
Seu Valdemar explica melhor. Em primeiro lugar ele também faz questão de ressaltar a alegria que está sendo partilhar com seus filhos a produção e o lançamento do disco. “É um sonho. Um disco que vai ficar para gerações futuras, pois gravamos músicas que marcaram época e que ainda vão continuar por muito tempo”. O cantor lembra que a primeira seleção tinha 50 músicas que reduziram até chegar a 13. “Nós descartamos algumas pelo valor do direito autoral – que não se encaixava com nossa disponibilidade – e depois trabalhamos vários gêneros musicais, com arranjos diferenciados para o disco não ficar cansativo”, ressalta.
O resultado foi o melhor possível. Vadeco explica que ele e o pai se entenderam perfeitamente na hora dos “arranjos diferenciados”: “Eu mostrei a ele que a tradição permanece em cada faixa. Eu não mexi com a essência dos clássicos, ela está lá, mas, em alguns casos, com uma roupagem diferente, não necessariamente moderna”. De fato, o disco faz um percurso eclético por vários gêneros musicais: do xote ao samba, da canção de amor ao embalo da jovem guarda. “Apesar do título, o disco não é só de boemia”, completa seu Valdemar.
Representante titular daquelas “velhas tardes de domingo” (como na música de Roberto Carlos), seu Valdemar formou, nas décadas de 60 e 70, o trio Ases da Juventude, ao lado de um irmão e de um amigo. Chegou a participar de saraus dançantes e até de festivais, mas nunca se profissionalizou. Hoje, 40 anos depois, o músico reencontra o palco - já que nunca deixou de tocar e cantar - ao lado dos filhos: Vadeco e Vina, dois músicos profissionais que seguiram sua filosofia de vida: “O importante é ter saúde, alegria e prazer nas coisas que faz”.
Vina Lacerda confessa que foi um privilégio poder criar e trabalhar em família. “Posso dizer que gravar o disco do pai é algo mais que especial”. Vadeco concorda e fica ainda mais orgulhoso por conta de ver o pai gravando uma música sua, “Meu Sábia”, ao lado do neto (seu filho) Francisco. E Seu Valdemar concorda com os dois filhos e diz que o relacionamento durante as gravações foi bem tranqüilo - mas faz uma ressalva: “Teve uma música, “Tocando em Frente”, do Almir Satter que senti uma dificuldade maior para cantar. Quando chegou nessa aí, meu filho falou: ‘Agora todos aqueles puxões de orelha que eu levei você vai me pagar’. Fui para casa, estudei de noite e no dia seguinte gravei a música de primeira”, finaliza sorrindo.

O show de lançamento do CD “A Volta do Boêmio” tem ingressos a R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia-entrada).  Classificação etária: 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário