segunda-feira, 22 de abril de 2013

Jacaré do Barigui foi tirado do parque, enviado para o Zoo e agora irá para o Pantanal

O jacaré que foi capturado no Parque Barigüi e levado ao Zoológico de Curitiba, em novembro do ano passado, será transportado em breve para o Centro de Recepção de Animais Selvagens de Mato Grosso do Sul. A transferência acaba de ser autorizada pela superintendência d o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-PR). Ele deverá ser solto no Pantanal sul matogrossence, de onde é nativo.
Durante os cinco últimos meses, o Zoológico de Curitiba atuou como fiel depositário do animal, abrigando-o provisoriamente. O jacaré não pertence ao acervo do Zoo e foi mantido no local até que fosse encontrada uma alternativa melhor de destino para o animal.
 Os outros dois jacarés que vivem no Zoo também são machos, portanto, ele não pode ser colocado no mesmo recinto de nenhum deles”, informa a chefe de divisão de zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, bióloga Tereza Cristina Castellano Margarido. A solução foi acomodar o jacaré capturado no Parque Barigüi num recinto que estava vago, onde há um pequeno lago.
No Parque, o animal vivia em condições muito próximas à natural. Ele foi retirado do local por colocar em risco a rotina do parque. A bióloga explica que os jacarés encontrados no lago do Parque Barigüi provavelmente foram deixados ali quando ainda eram filhotes.
 Eles devem ter sido abandonados por pessoas que os trouxeram a Curitiba com a intenção de criá-los, mas desistiram diante das dificuldades encontradas”, diz Tereza.
O jacaré que será transferido para o Mato Grosso do Sul é da espécie Caiman yacare ou jacaré-do-pantanal. No Zoo, atualmente, existem dois jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) machos. “Um veio transferido de outro zoológico, em 1998, e outro foi retirado do Parque Barigüi, em junho de 2008, informa Tereza.
Haveria mais um jacaré, de pequeno a médio porte, no lago do Parque Barigüi. O local é constantemente monitorado por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário