quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dança popular brasileira na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 12 a 14 de abril, o show “Na Eira” do coletivo Ponto BR, formado por músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional. O repertório da apresentação traz toadas de bumba-meu-boi, pontos de tambor de mina, cocos, maracatus, cirandas e carimbós que, fundidos, resultam em hits atemporais.
O grupo, que ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2012, como melhor grupo regional, reúne alguns dos principais guardiões da cultura tradicional do Brasil, como o cantador de Boi maranhense, Humberto de Maracanã; o mestre Walter do Maracatu, Estrela Brilhante de Recife; e Dona Zezé de Iemanjá, ekedi e caixeira do divino da Casa Fanti Ashanti, terreiro tradicional de São Luis. Se unem, ao diálogo popular, a paulistana Renata Amaral, o pernambucano Eder “O” Rocha, o maranhense Henrique Menezes e o suíço Thomas Rohrer.
A proposta é incentivar o diálogo entre vertentes e gerações dos diversos tipos de manifestação cultural, em que diferenças estéticas, temporais e sociais, são harmonizadas revelando outra via para o fazer artístico. É necessário experimentar os saberes e as sonoridades destas tradições, suas possibilidades formais, texturas vocais e instrumentais, gerando uma sonoridade única e atemporal.
“Ponto” é o nome dado aos cantos de diversos batuques, das manifestações populares, considerado arte brasileira de primeira grandeza. São melodias e ritmos, matrizes da nossa música urbana e, por terem influenciado significativamente a formação de gêneros como o samba, o forró e outros, são facilmente assimilados. Pela memória coletiva acessamos referências nas quais reconhecemos nossa identidade cultural.
Esta investigação estética está fundamentada em uma longa convivência com estas comunidades, sua cultura, seus guardiões, em pesquisas que já renderam dezenas de registros em CD e documentários destas manifestações. Toadas de Bumba-Meu-Boi, Maracatus, pontos de Tambor de Minas, Jurema, Cocos, Cirandas, Carimbós, Rojões e vários outros, fazem parte do show na eira, cujo processo de concepção é fruto de uma imersão do grupo em ensaios e encontros, registrados ao vivo, que resultaram também no CD de mesmo nome.
As apresentações de “Na Eira” acontecem sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário