quinta-feira, 25 de abril de 2013

O absurdo vai à mesa na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 26 a 28 de abril, o espetáculo “No Pirex”, do grupo mineiro Armatrux. Com direção de Eid Ribeiro, o espetáculo dispensa a palavra para narrar o encontro de cinco personagens, grotescos e surreais, em torno da mesa de um restaurante, tendo como foco as relações de poder, o sexo, o amor e a morte. “No Pirex” é um misto de ingredientes surrealistas, que resulta numa mistura de teatro físico, comédia muda, clown e boas doses de manipulação de objetos cotidianos.
A peça conta a história da dona de casa Boquélia, do jovem garçom Bencrófilo, da cozinheira Bonita, do velho garçom Ubaldo e do velho Alcebíades. As personagens dão vida a uma história, que transita entre pesadelo cômico, jantar surrealista e festa macabra, aberta a qualquer outra interpretação do público. A direção de "No Pirex" é de Eid Ribeiro e o elenco conta com Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras, Tina Dias e Rogério Araújo.
“No Pirex” é uma criação coletiva, que se iniciou no grupo de estudos “Sociedade do Riso” - projeto de pesquisa do Armatrux sobre a comicidade em suas mais diversas manifestações. "A partir do nada, chegamos a uma pequena monstruosidade", conta o diretor. Elementos do clown, do teatro físico, da comédia muda e uma surpreendente forma de manipulação de objetos cotidianos, demonstram a maturidade do grupo nas mais diversas técnicas teatrais e circenses.
Uma das peças de maior destaque, no cenário contemporâneo do teatro mineiro, “No Pirex” recebeu o Prêmio Usiminas/Sinparc de Teatro e Dança, nas categorias “melhor direção” e “melhor iluminação”. O grupo também esteve presente no Festival Internacional de Teatro do Mercosul, em Córdoba (ARG), e foi homenageado no Festival Internacional de Teatro de La Paz (FITAZ), na Bolívia.

As apresentações acontecem sexta-feira e sábado, às 20h e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário