terça-feira, 30 de abril de 2013

Exposição fotográfica retrata ecossistema e população do Pantanal

A exposição "Pantaneira - Fotos de Julio Covello" registra diversos aspectos do ecossistema do Pantanal mato-grossense, das margens paraguaias e brasileiras do Rio Paraguai e da população que ali vivia em 1984, ano em que o fotógrafo paranaense Julio Covello percorreu a região em companhia do jornalista Ewaldo Schleder.
A mostra abre para visitação nesta quinta-feira (2), às 17h, na Biblioteca Pública do Paraná, e faz parte do programa de exposições itinerantes da Secretaria de Estado da Cultura, denominado “Museus Paraná”. A entrada é gratuita.
O material fotográfico, doado pelo autor para o acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), só havia sido exposto em Atenas, Grécia, à época da captação das imagens, e parcialmente publicado na revista Panorama. Nos últimos trinta anos a região retratada, no estado do Mato Grosso do Sul e arredores, sofreu grandes transformações por conta da agropecuária e das atividades voltadas ao turismo.
Nessas fotos, o olhar sensível de Covello se volta para aspectos humanos e paisagísticos pouco conhecidos no restante do país, e formula um original ensaio poético sobre lugares e pessoas do universo pantaneiro mato-grossense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário