segunda-feira, 29 de abril de 2013

Caixa Cultural Curitiba realiza a pré-estreia de “KinoClown”

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nesta terça-feira (30), 20h, a pré-estreia do documentário “KinoClown”, sob o risco do ridículo, realizado por Bruno Mancuso, Camila Jorge e Jessica Candal. Após a exibição do filme, haverá um bate-papo entre o público e os realizadores. O projeto conta com incentivo da Caixa Econômica Federal por meio da Lei de Mecenato Municipal e tem entrada franca.
O documentário apresenta uma pesquisa estética em que os documentaristas se apropriam de técnicas de palhaço para abordar a relação com os documentados. Os realizadores acreditam que dessa maneira é possível transformar a relação do documentarista com o “outro”, tendo em vista questões como status, exposição e intimidação entre quem empunha a câmera e quem está diante do equipamento. Os três “kinoClowns”, cada um com sua câmera e nariz vermelho, investigam essas possibilidades, nem sempre bem sucedidas.
Para o realizador Bruno Mancuso, a ideia de abordar a relação entre documentarista e documentado não é nova. “Existe uma relação de status entre quem tem o domínio do dispositivo audiovisual e da elaboração do material-discurso e quem não tem. “KinoClown”, sob o risco do ridículo nasce do desejo de encontrar modos alternativos de estabelecer essas relações, se aproveitando da convenção do ‘palhaço’ para isto”.
Mancuso destaca que o uso das técnicas de palhaço nessa pesquisa evidencia a exposição do documentarista, que ao invés de se esconder, aparece na condição do ridículo. Dessa forma, o documentarista fica desprotegido e fragilizado, facilitando a relação com o documentado. “Estou convencido de que o palhaço, quando exibe ao público suas experiências, deixa-o confortável, em uma posição levemente superior, mas que por outro lado, secretamente, cria uma identificação”, afirma o realizador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário