segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mostra na Sala do Artista Popular apresenta “Arte e Vida Guarani”

A mostra coletiva “Kuaray Oguatá Porã (Caminho do Sol Bonito) - Arte e Vida Guarani” abre nesta terça-feira (16), às 17 horas, na Sala do Artista Popular (SAP). A entrada é gratuita.
A exposição apresenta um pouco da arte Guarani da aldeia localizada no litoral do Paraná. A mostra é composta por obras da coleção de Gilberto Biscaia, comerciante da região de Guaraqueçaba que desde 1995 comercializa e coleciona peças de artesanato produzidas pelos indígenas. Atualmente a coleção conta com mais de 300 itens.
Além disso, dentro da Sala do Artista Popular será montada uma Opy, casa de reza Guarani. Tradicionalmente ela fica no centro da aldeia e é o lugar onde o povo faz suas orações. Os índios acreditam que nela estão todas as lideranças espirituais, que rezam e protegem os parentes e familiares da aldeia. Além disso, é na casa de reza que os Guaranis pedem saúde e orientação. Sempre ao anoitecer os índios se dirigem à Casa de Reza para o rito em busca de um melhor amanhecer.
Na ocasião, será lançado o catálogo "Sala do Artista Popular 1999-2012", com todas as exposições realizadas no local até o ano passado.

A Sala do Artista Popular está situada na rua Saldanha Marinho, s/n° (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), Centro. A mostra ficará aberta ao público até dia 16 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada gratuita. Informações: 3321- 4743.

Nenhum comentário:

Postar um comentário