terça-feira, 14 de maio de 2013

“A Divina Comédia”, de Dante, em foco na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba promove, nesta quarta-feira (15), às 20h, a palestra “Além do Além: Política Humana e Palavra Divina na Comédia de Dante”. A obra poética do escritor italiano Dante Alighieri será abordada no Programa Gente Arteira pelo professor Luiz Ernani Fritoli, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Escrita nos primeiros anos do século XIV, “A Divina Comédia” permanece até hoje como a mais alta obra poética da Itália, e uma das maiores do ocidente. Costuma se dizer que seu tema principal é a condição das almas após a morte, distribuídas, segundo seus próprios méritos ou culpas, entre Inferno, Purgatório e Paraíso.
No entanto, toda a obra, embora trate da viagem mística aos três reinos do Além, tem um princípio, um fim e um endereço muito bem definidos: Florença, cidade natal de Alighieri, da qual foi exilado, em 1302, e à qual nunca mais pôde retornar, até o fim da vida, em 1321.
O amor de Dante por Florença e sua apaixonada atividade política, que foi seu modo de manifestar tal amor, segundo sua própria declaração, foi a origem de todos os seus males. Mas, paradoxal e compensatoriamente, também foi o motivo para plasmar, em poesia, todo o doloroso percurso de suas esperanças, seu pensamento e suas crenças.
Entre os aspectos abordados por Fritoli, estão o momento histórico na região, as fontes da Comédia; a estrutura geral do poema e de cada cântica; a concepção de história de Dante; o ordenamento moral das três cânticas; os elementos biográficos transfigurados em poesia; as grandes personagens de cada cântica; entre outras questões.

O palestrante - Luiz Ernani Fritoli é professor de Língua e Literatura Italiana na UFPR, desde 1995. É graduado em Letras - Italiano, Português e Inglês -, todas pela UFPR; especializado em docência de italiano pela Università Dante Alighieri (Itália); e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo / Università TorVergata (Roma).

Programa Educativo Gente Arteira - O “Gente Arteira” é um projeto de arte-educação, que proporciona ações culturais e visitas mediadas às exposições da galeria da Caixa Cultural. O foco é o atendimento a escolas, creches, ONGs, projetos sociais e grupos de idosos, e pessoas com deficiência. As visitas são realizadas por mediadores profissionais, capacitados para transmitir as informações acerca das obras para públicos de todas as idades e características.
As visitas abordam sempre o conteúdo das exposições de arte, que estão à mostra no momento, provocando a sensibilidade artística nas diversas faixas etárias, que o projeto atende. A ação torna-se mais que um passeio: é uma verdadeira aula, uma forma diferente e divertida de aprender e de refletir sobre a importância da arte, através de uma vivência diferenciada, para aqueles que nunca estiveram em um museu ou em uma galeria de arte, ou mesmo para os que já têm o hábito de frequentar espaços culturais.
O programa foi criado pela Caixa, a qual é detentora dos direitos da marca e do nome “Gente Arteira”. Para agendar uma visita, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41) 2118-5114.

A palestra tem entrada franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria a partir das 19h. Informações: 2118-5111. Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário