quinta-feira, 16 de maio de 2013

Arte & Letra lança neste sábado romance policial de Teresa Urban

Neste sábado (18), a partir das 16h, a Livraria Arte & Letra promove o lançamento de “Dez Fitas e um Tornado”, romance policial da escritora e jornalista curitibana Teresa Urban.
Para fazer um acerto de contas com o passado, José Suçuarana, um preso moribundo movido a morfina, usa o pouco tempo de vida que lhe resta para gravar dez fitas cassete narrando a história de sua vida. Elas estão endereçadas a Alícia, militante de esquerda durante a ditadura militar, que só permanece viva graças a um pequeno gesto de Suçuarana, na época apenas um soldado do exército.
A trajetória deste personagem - que se confunde com a do próprio Brasil dos últimos 50 anos - é o elo principal de “Dez Fitas e um Tornado” (200 págs, R$ 38,00), romance policial da curitibana Teresa Urban publicado pela Arte & Letra.
A travessia narrada por Suçuarana é dura e de poucas escolhas. Menino que testemunha o assassinato do pai, adolescente que cresce ao abrigo de um comunista desgarrado, soldado que vira ordenança de um general astuto e adulto que trabalha de motorista para um empresário sem nenhum escrúpulo. O trilho da indiferença o conduz e a incrível habilidade com números e máquinas lhe dá o poder de manipular o mundo do dinheiro. Dinheiro alheio, de origem obscura que, para ele, é apenas matéria-prima para um jogo fascinante.
Corrupção, tráfico, violência, política e amor são componentes do jogo, que se entrelaçam na vertiginosa narrativa com ritmo de thriller. Lançando mão de uma prosa realista, a autora mostra como a simples alteração da ordem desses componentes no tabuleiro da vida transforma um observador indiferente em protagonista. Com a fúria de um tornado.

A autora - Teresa Urban nasceu em Curitiba (PR), em 1946. Jornalista, trabalhou nos principais jornais e revistas do país, como as sucursais do Jornal do Brasil e da Agência Estado em Curitiba, além de ter sido diretora de redação daFolha de Londrina. Seu primeiro livro, “Boias-frias - Vista Parcial”, sobre trabalhadores rurais do Paraná, foi publicado no Brasil e na Alemanha em 1984. Desde então, escreveu mais de 20 livros, com temas relacionados à história política, social e ambiental brasileira. “Dez fitas e um Tornado” é seu primeiro livro de ficção. Da autora, a Arte & Letra publicou “1968 - Ditadura Abaixo”, com ilustrações do quadrinista Guilherme Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário