quarta-feira, 22 de maio de 2013

Exposição reúne imagens do fotógrafo Osvaldo Ribeiro

Osvaldo Ribeiro, um veterano da fotografia no Paraná, comemora 45 anos de carreira com a exposição inédita Olhares de um Fotógrafo, que abre nesta quinta-feira (23), às 19 horas, no Espaço Cultural Aldeia do Beto (rua Professor Brandão, 678, Alto da XV), em Curitiba. O público poderá apreciar uma seleção de trinta flagrantes da memória afetiva do fotógrafo, hoje com 74 anos, e sempre atuante na Agência de Notícias do Estado do Paraná. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 19 às 23 horas, até 20 de junho. A entrada é gratuita.
A exposição não apresenta apenas imagens oficiais, mas a maior parte refere-se a fotos captadas nos intervalos do trabalho no Palácio Iguaçu ou nas andanças pelo Paraná.
O poeta Jaques Brand escreveu o texto de apresentação da mostra e explica que, por puro prazer, Osvaldo Ribeiro expõe algumas de suas fotos preferidas. Ele conta que há imagens de outros tempos, como o Dia da Neve em Curitiba, em 1975 - Variações de cinza em campo branco. "A maioria, porém, são fotos que ele tem feito ultimamente - algumas quase à véspera - como a do pessoal trocando as torres da Avenida das Torres, estudo de vertigem contra o azul absoluto do céu curitibano”.
No texto de apresentação, Jaques Brand comenta que Osvaldo Ribeiro integra o time de fotógrafos profissionais “que na cobertura rotineira do poder estadual alcançaram, por vezes, a altura da obra de arte”.
O restaurateur Robert Amorim, o Beto Batata, conta que a exposição contempla a linguagem que seu espaço cultural tem oferecido aos fotógrafos do Paraná. “Eles sabem que aqui existe um porto seguro para a linguagem fotográfica e que são sempre bem-vindos para apresentar o melhor de suas produções”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário