terça-feira, 28 de maio de 2013

Caixa Cultural apresenta “Nas Trilhas da Atlântida"

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, a partir desta quinta-feira (30) até domingo (2), a série de shows “Nas Trilhas da Atlântida", com as cantoras Maria Alcina e Vânia Bastos, dirigidas pelo cantor, pianista e arranjador Marco Bernardo. Entre os hits, estão “Bate o bumbo, Sinfrônio” (Humberto Teixeira), “Jalousie” (Jacob Gade), “Beijinho doce” (Nhô Pai), paródia a Brigitte Bardot, do filme “O homem do Sputnik Paraíba” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), “Sereia de Copacabana” (Nássara e Wilson Batista) e “Rio de Janeiro” (Ary Barroso). No sábado (1º), haverá ainda uma mesa redonda com os protagonistas do espetáculo, mediada pelo crítico Zuza Homem de Mello.
O espetáculo é uma homenagem à Companhia Atlântida Cinematográfica Brasileira, que teve seu apogeu na década de 1950 e lançou artistas como Oscarito, Grande Otelo, Eliana Macedo, Anselmo Duarte e Norma Bengell, entre tantos outros. “Nas Trilhas da Atlântida” apresenta grandes sucessos musicais dos filmes da companhia, interagindo com os filmes projetados ao fundo do palco. O projeto promove uma interessante e instigante inversão de papéis: a música se torna protagonista e as cenas cinematográficas criam uma "trilha imagética".

Os protagonistas - A mineira Maria Alcina é uma das grandes cantoras brasileiras, reconhecida no Brasil e no exterior. Fez sua estreia no Maracanãzinho, participando de um festival com a música "Fio Maravilha", de Jorge Ben. Com voz grave e estilo irreverente, chegou a ser comparada a Carmen Miranda, pelo guarda-roupa escandaloso. Alcina sempre incluiu, em seu repertório, músicas dos ícones do rádio, como Marlene, Emilinha Borba, Aracy de Almeida, Bando da Lua, Lana Bittencourt e Carmen Costa.
Vânia Bastos é considerada voz fundamental da música contemporânea. A carreira artística iniciou na década de 1980, ao lado de Arrigo Barnabé, ao integrar a histórica banda “Sabor de Veneno”. Em 2007, gravou “Tocar na Banda”, CD e DVD gravados ao vivo em comemoração aos seus 20 anos de carreira. Nesse primeiro trabalho gravado ao vivo, Vânia expôs a alegria irrefreável de uma carreira celebrada em mais de duas décadas, oferecendo aos ouvintes-espectadores um apanhado de seu repertório clássico, composto por Jobim, Caetano, Arrigo, Gudin e Itamar, entre outros nomes que integram seu eclético conjunto musical.
Quem acompanha as duas divas é Marco Bernardo, arranjador, pianista e cantor. Possui intensa atividade musical, como diretor de corais, maestro preparador, pianista acompanhador e diretor musical, entre outras atividades. O pianista dedica atenção especial ao choro, linguagem musical de sua predileção, arranjando para diversas formações instrumentais, idealizando e apresentando o programa “Contando o Choro”, da Rádio Cultura.

Mesa Redonda - No sábado (1º) haverá ainda uma mesa redonda, às 17h, com os protagonistas do espetáculo, mediada pelo crítico Zuza Homem de Mello. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 16h do dia do evento.

Os ingressos para o espetáculo “Nas Trilhas da Atlântida" custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia e correntistas Caixa). Informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário