sexta-feira, 10 de maio de 2013

FCC e escolas de samba iniciam planejamento para o Carnaval 2014

Representantes da Prefeitura, das escolas de samba e dos blocos carnavalescos realizaram na última quarta-feira (8), na sede da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a primeira reunião de planejamento do próximo Carnaval. A regulamentação da Lei 14.156/2012, que instituiu o Carnaval como festa oficial da cidade, o apoio da FCC na profissionalização das agremiações e a mudança do local de realização do desfile foram alguns tópicos discutidos no encontro.
O presidente da FCC, Marcos Cordiolli, abriu a reunião lembrando do compromisso que assumiu no início do ano com os dirigentes das escolas, de reestruturar o Carnaval curitibano e planejar com antecedência a festa de 2014. “Temos que pensar o evento não só como desfile, mas como um processo que dura o ano inteiro e necessita de planejamento a longo prazo. Precisamos de ações que promovam a qualificação técnica das escolas e blocos visando a sua renovação, o seu crescimento e a sua autonomia”, disse Cordiolli. Ele reforçou ainda a intenção de fazer com que esse processo se dê de forma transparente e participativa.
Conforme previsto na lei, será formada uma comissão com membros indicados pela FCC e pelas agremiações carnavalescas para coordenar e supervisionar os trabalhos, entre eles a oferta de cursos e oficinas voltadas à profissionalização. Cordiolli se comprometeu a viabilizar o repasse antecipado das verbas de apoio, para que as escolas tenham mais tempo de produzir seus espetáculos.
O secretário municipal da Comunicação Social, Gladimir Nascimento, também participou da reunião e orientou as escolas quanto a ações de marketing e divulgação que podem ser desenvolvidas ao longo do ano. A lei do Carnaval permite a busca de patrocínios e essas ações contribuiriam para facilitar a captação de recursos junto à iniciativa privada.

Mudança de endereço – Os carnavalescos solicitaram a mudança do local do desfile, pois consideram que a avenida Cândido de Abreu não comporta mais a estrutura necessária ao evento. Cordiolli informou que o Ippuc - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - fará um estudo para apresentar opções de locais que poderiam abrigar a festa e que o novo espaço será definido em conjunto com os dirigentes das escolas.
Os participantes elogiaram a iniciativa de convocação da reunião e a intenção de planejar o Carnaval curitibano com antecedência. “Concordamos em vários pontos, entre eles a necessidade de realização de ações sociais nas escolas de samba”, disse o presidente do Bloco Derrepent, Clayton Auwerter. “Sempre falamos da necessidade do poder público se inserir na realidade do Carnaval. Esse processo começou com a aprovação da lei, que agora precisa ser implementada”, afirmou.
Além do Bloco Derrepent, participaram do encontro dirigentes das escolas Mocidade Azul, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza, Leões da Mocidade, Unidos do Bairro Alto e Bloco Boi de Pano. Uma nova reunião entre a Fundação Cultural e as escolas de samba será realizada dentro de 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário