sexta-feira, 17 de maio de 2013

As muitas - e boas!!! - estréias nos cinemas

A atração maior deste final de semana é o drama “Terapia de Risco”, uma crítica do diretor Steven Soderbergh à indústria farmacêutica. Mas temos de tudo um pouco, da animação às comédias, passando pela sequência de “O Massacre da Serra Elétrica”, um terror cult dos anos 70.

2 MAIS 2 - Comédia argentina dirigida por Diego Kaplan e com Adrian Sudar e Julieta Diaz à frente do elenco. Aos 40 anos de idade, o casal Diego e Emilia está bem estabelecido, com sucesso no trabalho e com um filho de 14 anos. Eles conhecem Richard e Betina desde crianças, mas este outro casal tem um estilo de vida muito diferente, preferindo a diversão. Um dia, Richard e Betina confessam a Diego e Emilia que praticam a troca de casais, e confessam que gostariam de experimentar o swing com eles. A proposta alimenta as fantasias eróticas de Emilia, mas não será fácil convencer Diego a entrar no jogo.

ELENA - Drama semidocumental que revisa a história da irmã mais velha de Petra Costa, a diretora. Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar. Deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas. Filmes caseiros, recortes de jornal, um diário. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos. E acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

FINALMENTE 18! - Dos mesmos criadores de “Se Beber, Não Case!”, esta comédia americana mostra o jovem Jeff Chang na noite anterior a uma importante prova na faculdade de medicina, quando ele sai para celebrar seu aniversário de 21 anos com seus dois melhores amigos. Mas encontro toma rumos inesperados, e sai completamente do controle de Jeff. Justin Chon, Sarah Wright, Miles Teller, Jonathan Keltz são os principais nomes do elenco, dirigidos pela dupla Jon Lucas & Scott Moore.

GIOVANNI IMPROTTA - José Wilker retoma seu personagem da novela “Senhora do Destino”, Giovanni Improtta, um contraventor que sonha com a ascensão social e vive há anos com Marilene, sua ex-amante. Após a morte de um colega de trabalho, Giovanni tem a grande chance de entrar para a cúpula, um grupo formado apenas por grandes contraventores que está negociando nos bastidores a liberação dos cassinos no Brasil. Animado com o negócio, ele almeja também entrar para um badalado e exclusivo clube, que não o deseja por perto devido ao seu histórico como bicheiro. Para tanto conta com a ajuda de Patrícia, a filha de um influente conselheiro que pode decidir sobre sua entrada ou não no clube. O problema é que Patrícia logo fica interessada em Giovanni, o que causa problemas no seu relacionamento com Marilene. Ao mesmo tempo existe um golpe sendo elaborado, sem que Giovanni saiba, para que seja preso. José Wilker estreia na direção e os globais Jô Soares, Andrea Beltrão, Hugo Carvana, Gregório Duvivier Othon Bastos, Milton Gonçalves estão no elenco.

O BRASIL DEU CERTO. E AGORA? - Neste documentário dirigido por Louise Sottomaior, três ex-presidentes da República, doze ex-ministros de Estado, sete ex-presidentes do Banco Central e especialistas em finanças como Roberto Setúbal, presidente do banco Itaú, e Alexandre Saes, professor de história econômica da FAE-USP, revelam o passado da economia brasileira e refletem sobre o presente e o futuro do país, além de discutir o que é dá certo.

O MASSACRE DA SERRA ELETRICA  3D: A LENDA CONTINUA -  Terror norte-americano, sequência do filme homônimo de sucesso da década de 70,  agora dirigido por John Luessenhop. 1974, uma pequena cidade no interior do Texas. Uma garota escapou de um massacre que matou cinco pessoas e é criada sem saber a verdade sobre seu passado. Já adulta, é surpreendida ao ser informada que é a beneficiária da herança de uma avó que nem sabia existir. Ao lado dos amigos Nikki, Ryan e Kenny, Heather viaja ao Texas para conhecer a mansão que herdou. Entretanto, ela tem duas regras a seguir: não pode vender a mansão e precisa seguir à risca as instruções deixadas pela avó em uma carta. O problema é que, antes mesmo de abrir esta carta, Heather é surpreendida por outro parente que também sobreviveu ao massacre de décadas atrás. Alexandra Daddario, Dan Yeager, Trey Songz estão à frente do elenco.

REINO ESCONDIDO 3D - Animação norte-americana dos mesmos criadores de “Rio” e “A Era do Gelo” dirigida por Chris Wedge. Maria Catarina (M.C.) é uma adolescente que acabou de perder a mãe e viaja para encontrar o pai numa casa isolada no interior. Ele é o Dr. Bomba, um excêntrico pesquisador que sonha em provar a existência de homenzinhos vivendo na floresta e inventa, para isso, um arsenal de apetrechos dignos de um cientista maluco. Quando ela desiste de conquistar sua atenção, um acidente a leva de encontro à pequenina rainha Dara, lhe dá uma importante missão e encolhe seu corpo até o tamanho de um inseto, para que se uma aos homens-folha e vença a batalha contra os Boggans - seres das trevas. Baseado no livro “The Leaf Man and the Brave Good Bugs” de William Joyce, a animação é uma rara opção para as crianças fora do universo das comédias, com boas reflexões sobre a família e a amizade, um pouco além do clichê.

TERAPIA DE RISCO - Drama americano dirigido por Steven Soderbergh e com elenco encabeçado pelos astros Rooney Mara, Channing Tatum, Jude Law, Catherine Zeta-Jones. A silenciosa Emily (Mara) vive com o dedicado Martin (Tatum). Ele acabou de sair da prisão e está fazendo de tudo para trazer a vida dos dois de volta ao normal, mas ela parece cair cada vez mais fundo na depressão. Durante um tratamento com o psiquiatra Jonathan (Law), que testa uma nova droga, Emily reage com um efeito colateral previsto na bula, mas ignorado pelo médico: o sonambulismo. Numa noite, aparentemente adormecida, ela ataca Martin com uma faca e assiste à sua morte em silêncio. Enquanto Emily aguarda a sentença na cadeia, os psiquiatras Jonathan e Victoria (Zeta-Jones) travam uma guerra de egos e mentiras, revelando esquemas da indústria farmacêutica.

THERESE D. - Drama francês dirigido por Clude Miller. Em 1926, Thérèse Larroque (Audrey Tautou), filha de um rico proprietário de terras, casa com Bernard Desqueyoux (Gilles Lellouche), filho de outro proprietário. De espírito livre, ela acha que o casamento a livrará de sua vida entediante e das prisões sociais. Feliz após a noite de núpcias, pouco depois Thérèse fica grávida e descobre, porém, o bebê é mais importante para seu marido do que ela.

WALACHAI - Documentário integrante da abertura do Ano da Alemanha no Brasil, evento em parceria com o Goethe Institut. “Walachai” em alemão antigo significa lugar longínquo, perdido no tempo. O filme trata de povoados rurais do Sul do Brasil que ainda vivem distantes do mundo globalizado. Seus habitantes comunicam-se num antigo dialeto alemão e alguns nunca aprenderam o português. No entanto, são todos brasileiros e se identificam como tal. O documentário “Walachai” fala sobre o inusitado e raro que habita este lugar parado no tempo. Conecta o público do Brasil urbano contemporâneo a uma forma diferente de viver, revelando um pedaço de Brasil ainda desconhecido. A direção é de Rejane Zilles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário