terça-feira, 28 de maio de 2013

Cinemateca exibe documentário sobre a arte dos bonecos

O mais novo filme do cineasta curitibano Túlio Viaro é um resgate do teatro de bonecos e uma investigação sobre a arte dos bonequeiros. “Um Filme de Bonecos” mistura documentário e ficção, tendo como personagens três bonecos que decidem fazer cinema e entrevistam seus próprios criadores. A produção será lançada nesta quarta-feira (29), às 20h, na Cinemateca de Curitiba. Após a exibição, Túlio Viaro participará de um debate sobre o seu trabalho. 
Os três personagens desse documentário de animação foram elaborados especialmente para o filme. São eles os entrevistadores dos personagens reais - os bonequeiros Manuel Kobachuk, Renato Perré e Olga Romero - que, no filme, dão seus depoimentos sobre a condição e a natureza de suas criações. Apesar da participação dos artistas curitibanos, Viaro mostra o aspecto universal dessa arte. “É um filme que pode ser assistido em qualquer lugar do mundo. Ele não traz nada de histórico ou regional”, diz.
Realizado por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura de Curitiba, “Um Filme de Bonecos” já entrou na seleção do “É Tudo Verdade 2013”, o mais importante festival de documentários da América Latina. Foi exibido em sessões do festival no Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Brasília. Com legendas em inglês e francês, e 18 minutos de duração, percorrerá, depois do lançamento em Curitiba, um circuito de mostras nacionais e internacionais.
A experiência de Túlio Viaro no cinema está consolidada numa série de outras produções de curtas-metragens e documentários, realizados desde 1998. Suas mais recentes realizações, como diretor e roteirista, foram os documentários “Carrascos - Artistas do Ringue” (2009), selecionado para os festivais Gramado, Cinevideo e Cinesul, “Pescadores de Tainha” e “Teatro Político - Uma História de Utopia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário