segunda-feira, 27 de maio de 2013

Nova edição da Revista Helena já está em circulação

A nova edição da Revista Helena, publicada pela Secretaria da Cultura do Paraná já está sendo distribuída a bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil. Neste número, 22 colaboradores traçam, por meio de crônicas, artigos, fotos, ilustrações e poemas, um panorama histórico e cultural da região dos três “oestes” do Estado: o Oeste, o Centro-Oeste e o Sudoeste.
As pautas foram escolhidas pelo Conselho Editorial deste número, formado pelo pesquisador e escritor Nivaldo Krüger, o jornalista Zé Beto Maciel e o historiador Davi Schreiner. Nomes como Domingos Meirelles, Paulo Markun, Deonísio da Silva, Jorge Baleeiro de Lacerda, Cecília Helm, Caco Galhardo e João Marcon também integram o time de colaboradores, que inclui acadêmicos, jornalistas, fotógrafos e artistas gráficos.
Nesta edição Helena traz narrativas sobre a ocupação do terceiro planalto paranaense, o deslumbramento dos conquistadores com as Cataratas do Iguaçu, a pacífica reforma agrária desenvolvida no Sudoeste, o massacre que deu origem à Coluna Prestes e o início da Operação Condor. Também resgata histórias da Colônia Tereza Cristina, do Território Federal do Iguassú e da movimentação dos povos indígenas pela região.
A publicação ainda apresenta um painel sobre as Sete Quedas, com fotos e textos que remetem aos últimos dias daquela paisagem natural, antes da construção da Usina de Itaipu. O poema “Adeus a Sete Quedas”, de Carlos Drummond de Andrade, encerra a edição, que tem capa assinada pelo artista gráfico Rafael Campos Rocha.

Multimídia - Os leitores podem conferir todo o conteúdo, inclusive as edições anteriores da revista, na internet, no endereço issuu.com/revistahelena. A versão para tablets também poderá ser baixada gratuitamente. A página da revista no Facebook (www.facebook.com/revistahelena) traz conteúdo exclusivo, como fotos e vídeos.

Ficha técnica - A Revista Helena é uma publicação da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. O nome é uma homenagem à Helena Kolody, uma das principais poetas da nossa terra, e também à civilização helênica, berço da produção cultural ocidental.
A terceira edição contou com a consultoria do escritor Ernani Buchmann e coordenação editorial de Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná. A edição executiva fica por conta do jornalista Omar Godoy e da coordenadora de comunicação da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Thaísa Teixeira Sade, edição de Luiz Rebinski Jr e Márcio Renato dos Santos e revisão de Marjure Kosugi. O projeto gráfico é assinado pelas designers Rita Brandt, coordenadora de Desenho Gráfico da Secretaria, e Adriana Salmazo. A versão digital para tablets é do designer Maico Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário