quarta-feira, 22 de maio de 2013

Julieta Venegas faz única apresentação no Guairão

Vencedora do Grammy Awards de melhor álbum de pop latino e de seis Latin Grammys Awards, a cantora e compositora mexicana Julieta Venegas vai se apresentar nesta quinta-feira (23), às 21h, acompanhada pela banda formada por Mariana Ruiz (piano), Eduardo Vega (bateria), Matias Saavedra (teclados) e Alfredo Cañedo (baixo). No repertório, além das músicas do novo álbum - Los Momentos - lançado este mês, ela vai apresentar sucessos de carreira como “Ilusión”, canção que teve uma versão para o português. Os ingressos custam R$ 80,00 e R$ 40,00 (meia).
 Hoy por primera vez veo con claridad, algo ha limpiado mi ventana. Hoy puedo confiar un poco más en lo que siento”. Com essa frase começa o novo disco de Julieta Venegas e não é uma casualidade: neste trabalho, chamado “Los Momentos”, a artista mexicana parece haver escrito e interpretado a música que ela sente, da maneira que ela sente, quase sem pensar no que dirão. Uma espécie de capricho que somente podem dar-se os artistas consagrados.
Em “Los Momentos” há de tudo: pianos, violinos, baterias electrônicas, percussões africanas, sintetizadores, acordeões. Uma combinação com a qual Julieta já havia flertado em “Otra cosa”, seu trabalho anterior. Mas que traz um condimento extra já que foi composto e gravado inteiramente no novo estúdio de Julieta. “A verdade é que decidi gravar no estúdio muito antes de começar a escrevê-lo, acredito que desde que estava em turnê e grávida. Foi muito importante, porque eu escrevi e gravei no mesmo lugar, que é como minha segunda casa”, explica ela.
Sobre seu atual trabalho, Julieta conta que é um disco que ela necessitava fazer, em todos os sentidos. “Pelas histórias que conto, até onde as levamos musicalmente... Algo mudou em mim, algo me pedia outras sonoridades, outras histórias, outra direção, e por sua vez necessitava comunicar-me, que é uma grande razão para escrever: o desabafo… Mas também o poder de conectar-me com os outros”.

A artista - Julieta Venegas, que em novembro completa 43 anos, iniciou sua preparação musical estudando piano clássico desde os oito anos de idade. Com o passar do tempo também começou aulas de teoria musical, canto e violoncelo em South Western College. Estudou também celo com professores particulares, enriquecendo ainda mais sua formação musical. Seu primeiro grupo musical foi o “Chantaje”, que seria o início do “Tijuana No”, banda cujo estilo musical era uma mistura de ska e reggae. A partir de 1992 montou uma banda chamada “Lula” e começou a tocar acordeón, instrumento com o qual também começa a compor. Em 96, assinou com a BMG e lançou seu primeiro disco como solista chamado “AQUÍ”, com produção de Gustavo Santaolalla. Julieta Venegas escreveu ainda o tema do filme “Amores Perros” de Alejandro González Iñárritu, ganhador do prêmio de melhor Longametragem da Semana de Crítica em Cannes, França. O tema “Me van a matar” foi produzido por ela e Quique e Emmanuel de Café Tacuba.
Já em 2006, Julieta Venegas apresentou seu álbum “Limón y Sal”, que vendeu mais de 850 mil cópias e ganhar prêmios como Disco de Platina no México, Espanha e Argentina e Disco de Ouro América Central, Venezuela e Colômbia. Dois anos depois lançou o álbum “MTV Unplugged”, gravado na Cidade do México, o qual contou com importantes participações, como a cantora brasileira Marisa Monte.
Em 2010 apresentou sua produção entitulada “Otra Cosa”, levando a artista a apresentar-se em inúmeros países. 2013 iniciou com seu mais recente trabalho, “Los Momentos”, que está proporcionando a Julieta uma de suas maiores turnês que percorrerá inúmeros países ainda esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário