sábado, 11 de maio de 2013

Pianista Renata Bittencourt se apresenta com a Orquestra Sinfônica do Paraná

A pianista curitibana Renata Bittencourt, 26 anos, é a convidada da Orquestra Sinfônica do Paraná para o concerto deste domingo (12), Dia das Mães, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), em Curitiba. Renata vai interpretar a obra de Manuel de Falla, “Noites nos Jardins de Espanha”, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira. O concerto inclui também o repertório suíte da ópera “O Galo de Ouro”, do compositor russo Rimsky Korsakov, que abre a apresentação, e “Danças de Galanta”, do húngaro Zoltán Kodály.
Renata formou-se em 2008 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e no ano seguinte foi admitida no Conservatoire Regional de la Courneuve (Paris). Em 2011 recebe seu prix de piano com unanimidade na classe de Romain Descharmes no Conservatoire régional de la Courneuve. Atualmente faz mestrado de Concerto no Conservatoire de Lausanne, na Suíça. Foi uma das quatro pianistas brasileiras selecionadas para participar das masterclasses com John O'Connor, durante a Semana Beethoven no Brasil, em 2006. Participou em festivais e concerto no Brasil, França e Suíça, em 2011 e 2012.

Repertório - “Noites Nos Jardins de Espanha” foi composta entre 1911 e 1915, durante a estadia de Manuel de Falla em Paris e foi dedicada a Ricardo Viñes, intérprete e divulgador da música francesa e espanhola. Segundo o próprio compositor, depois de estrear a obra em 9 de abril de 1916, no Teatro Real de Madrid, a composição tratava-se originalmente de três noturnos destinados ao piano e nada tem a ver com a forma concerto apesar de sua divisão tripartida, e que a única proposta da obra era “evocar lugares, sensações e sentimentos”.
Inclui também suíte da ópera “O Galo de Ouro”, do compositor russo, Rimsky Korsakov, que abre a apresentação. A peça escrita em 1907 é baseada no conto homônimo de Alexandre Púchkin, mestre da literatura russa.
 “Danças de Galanta”, do húngaro Zoltán Kodály, encerra o concerto. São baseadas em uma obra publicada com 5 danças típicas da região de Galanta (Slovakia) e misturam arranjos do estilo húngaro e gosto pessoal do compositor, com influência da música popular cigana. Kodàly desejou preservar as tradições húngaras. Fez uma grande pesquisa sobre as principais edições dessas obras ciganas e escolheu as conhecidas como a música dos verbunkos, ou danças Werbung.

O concerto de aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná acontecerá às 10h30 e os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). A classificação etária é acima de 7 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário