segunda-feira, 27 de maio de 2013

Exposição de pinturas no Memorial de Curitiba revela o encantamento da Bossa Nova

A atração do Memorial de Curitiba, a partir das 19h desta terça-feira (28), é a exposição “Bossa: Encantamento Pictórico”, que reúne 15 pinturas dos artistas plásticos Sandra Marchi e Carlos Rocha. Na técnica de acrílica sobre tela, as obras tiveram como fonte de inspiração a música brasileira do final dos anos 50 - com o movimento da Bossa Nova -, e traduzem sentimentos de pura brasilidade.
A Bossa Nova teve nos músicos João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes alguns de seus mais importantes representantes. A batida diferente do violão e as letras singulares resultaram em uma música mais intimista e refinada, derivada do samba e com forte influência do jazz. Essa reformulação estética tornou a Bossa Nova uma das principais referências na história da nossa música popular, conhecida no mundo todo.
 A música sempre denotou sensibilidade de alma e de espírito. Tanto faz quem toca ou pinta um instrumento. Um idealiza a forma, o outro revela seu âmago. As cores, assim como as ondas melodiosas, além de acalmarem nossos instintos, nos iluminam os sentimentos”, diz Sandra Marchi.
A artista revela que a proposta da série de pinturas da exposição é unir várias formas de arte - música, poesia, cor e traços - numa representação visual que entrelace a batida da Bossa (redonda, uniforme, elegante, levemente envolvente) com acordes musicais e a poesia das letras com as cores e formas, “possibilitando ao público vivenciar traços de paixão e variações de interpretações”. 

Trajetórias – Sandra Marchi nasceu em Lages (SC), em 11 de maio de 1968, mas vive e trabalha em Curitiba desde 1999. Graduada em Educação Artística / Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Udesc), concluiu mestrado em “Ergonomia da Cor no Ambiente e Luz Natural”, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2007.
A artista realizou exposições individuais em Santa Catarina, Paraná e Goiás, além de participar de diversas exposições coletivas e salões em estados brasileiros. Em 2012, integrou a “IX Muestra Internacional de Arte Postal Ciudade de Ceuta”, na Espanha. Entre as premiações recebidas, destacam-se as obtidas no 29º Salão de Artes Visuais de Jacarezinho (PR, 2012), Espaço de Arte Jayabujamra de Curitiba (PR, 2011) e CACEV - Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato de Curitiba (PR, 2008). Em 1995, recebeu o troféu “Personalidade Feminina”, selecionada entre artistas plásticos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
O carioca Carlos Rocha nasceu em 1943 e escolheu Curitiba para desenvolver seu trabalho. Estudou Artes Plásticas com José Severo Fernandes (Severus), em Niterói (RJ), Bruno Mrosk, Ronald Simon, Cristina Mendes, Edilson Viriato e Tatiana Trota, em Curitiba. É integrante do Ateliê de Pintura Edilson Viriato e exibe no currículo várias exposições individuais e coletivas em diferentes cidades do Brasil.

A exposição “Bossa: Encantamento Pictórico” está aberta à visitação até dia 23 de junho, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h;  sábados e domingos, das 9h às 15h. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário