quarta-feira, 22 de maio de 2013

Museu da Imagem e do Som exibe filme sobre José Penalva

Nesta quinta-feira (23), às 20 horas, o Museu da Imagem e do Som do Paraná apresenta o documentário "José Penalva - O Mestre da Música", dirigido por Ulisses Iarochinski. O filme conta toda a trajetória musical e pastoral do padre José Penalva. A entrada é gratuita.
Sacerdote, compositor, professor, musicólogo, regente e escritor brasileiro dos mais importantes da segunda metade do século XX, Penalva se destacou na composição de músicas contemporâneas de vanguarda, explorando as linguagens sacra e secular.
Sua obra apresenta um compositor preocupado com o viés reflexivo e filosófico da criação e ao mesmo tempo um músico de humor refinado e de profunda humanidade. Penalva nasceu em Campinas, no dia 15 de maio de 1924 e faleceu em Curitiba, em 20 de outubro de 2002.
O diretor Ulisses Iarochinski, que vai apresentar a sessão, é responsável também pela pesquisa, texto, narração, câmera e montagem do filme, que tem depoimentos de Márcio Fernandes, Edgar Serrato, Elisabeth Prosser, Maurício Dottori, Jaime Sanchez, Bruno Spadoni, Paulo da Costa, Carmen Fregonese e Norton Morozowicz.
Após a sessão, o coro Madrigal Vocale fará um recital, sob a regência de Bruno Spadoni, com músicas compostas por padre Penalva, seu fundador. O grupo é considerado um dos coros a cappella mais importantes do Brasil.

O Auditório Brasilio Itiberê está situado na rua Cruz Machado, 138, Centro, anexo à Secretaria de Estado da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário