terça-feira, 28 de maio de 2013

Visitar museus é boa opção para o feriado de Corpus Christi

Durante o feriado de Corpus Christi (30), os espaços da Secretaria de Estado da Cultura estarão abertos para visitação. Além das mostras no Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Casa Andrade Muricy e Museu do Expedicionário, há também as sete mostras que estão itinerando pelo Estado. As cidades de Francisco Beltrão, São José dos Pinhais, Irati, Morretes, Paranaguá e Araucária oferecem ao público um pouco do vasto acervo que integra os museus do Governo do Estado.
Quem for ao Museu Oscar Niemeyer poderá conferir as exposições “Di Cavalcanti, Brasil e Modernismo”, “Degas - Poesia Gral da Ação. As Esculturas – Coleção MASP”, “Múltiplo Leminski”, “Estruturas Brincantes”, “Museu em Construção”, “América do Sul, a Pop Arte das contradições”, “IDEA Brasil – o melhor do design brasileiro de 2012” e “Cones”. O museu fica aberto no horário normal, das 10h às 18h. Porém, até às 20h é possível visitar a exposição com obras do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. O ingresso custa R$ 6 e R$ 3 (meia). No domingo (2), ocorre o projeto Domingo mais arte, com diversas atividades e entrada franca das 10h às 18h.
No Museu de Arte Contemporânea do Paraná é possível conferir duas exposições recém-inauguradas: “Cor, Cordis”, com curadoria de Angélica de Moraes, apresenta obras do acervo do museu, e “Lugar inComum”, que exibe o trabalho das artistas Erica Kaminishi, Julia Ishida e Sandra Hiromoto. Já a Casa Andrade Muricy apresenta as mostras “Ocidentes e Orientes”, “Under Construction” e “Apresentação | Representação”. Durante o feriado os dois espaços funcionam das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
O Museu Alfredo Andersen abriga as exposições “Um gole”, de Gabriele Gomes, e “Reflexos”, de Mariana Canet, compostas de pinturas, instalação e fotografias. No Museu Paranaense as mostras “Negros no Paraná: passado e presente”, “Modas e Modos”, “Vladimir Kozák, o olhar de um viajante”, “Um lar de família” e “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense” trazem um pouco da história do Estado. Ambos ficam abertos das 10h às 16h e a entrada é gratuita.
O programa Museus Paraná, que leva exposições dos museus do Governo do Estado para o interior, está atualmente com sete mostras em cartaz. Em Francisco Beltrão está a exposição “A Guerra do Contestado”; em São José dos Pinhais é possível conferir a mostra “Dorothea Wiedemann, aqui ou em qualquer lugar”. Em Irati a exposição em cartaz é “O Mundo do Trabalho”, e em Morretes é possível conferir “Nego Miranda no acervo do Museu Alfredo Andersen” e “Jesus Santoro, a revelação de um mestre”. “Gravuras no acervo MAC” está em exposição em Paranaguá, e “Memória e Imagem nas Lentes de Guilherme Glück” em Araucária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário