sexta-feira, 24 de maio de 2013

Madrigal da UFPR apresenta obra de Banchieri na Reitoria

“Festino - Comédia Madrigalesca”, escrita por Adriano Banchieri em 1608, será apresentada pelo Madrigal da Universidade Federal do Paraná nos dias 25 (20h30) e 26 (19h30), no Teatro da Reitoria.  A obra é um dos primeiros madrigais representativo do século XVII, inspirado na commedia dell'arte.
Festino é composto por 20 peças que recriam situações sobre a preparação de uma festa. É uma obra dinâmica e divertida que descreve as ações de seus personagens e os sentimentos contidos em cada um dos quadros apresentados.
Para a montagem o Madrigal da UFPR conta com alguns elementos cênicos como figurinos e cenário que ajudam na contextualização da obra.
 O grande propósito do compositor é satirizar, brincar com as teorias musicais de sua época, principalmente com o “contraponto”, (arte de juntar uma ou mais partes melódicas em uma peça musical), muito presente naquele momento. Banchieri provou, com sua genialidade, ser possível usar uma grande mistura de técnicas ou ferramentas em uma mesma obra”, explica Alvaro Nadolny, diretor musical. “O Madrigal da UFPR entra nesse espirito da paixão  pelo fazer musical, capaz de eliminar todas as diferenças”.

O Teatro da Reitoria Endereço fica na rua XV de Novembro, 1229, Centro e a entrada para o espetáculo é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário