sexta-feira, 10 de maio de 2013

Escritor curitibano lança seu primeiro romance, "Febre"

Neste sábado (11), a partir das 17h, a Livraria Arte & Letra recebe o escritor e jornalista Renato Essenfelder para o lançamento e sessão de autógrafos de "Febre" (Editora Patuá), seu primeiro romance. Vencedor do Prêmio Nacional de Contos da Secretaria da Cultura do Paraná, entre outros, Essenfelder publicou ficções curtas em revistas e sites como Minotauro, Germina e O Bule, além de figurar em diversas coletâneas.
Em "Febre", um professor de Filosofia decide, enfim, pedir sua jovem namorada, médica oncologista precoce e bem-sucedida, em casamento.  A narrativa vertiginosa dos preparativos para o grande dia se mistura progressivamente à reavaliação dos anos de convivência do casal - e, por sua vez, a uma misteriosa moléstia.
À medida que o texto avança, cresce a temperatura corporal do protagonista. De início em confortáveis 36.6°, ele chegará aos delirantes 41.5°. E a febre do corpo é também a febre da alma: seus próprios pensamentos se desconstroem conforme a moléstia avança, contagiando linguagem e memória.

O autor - Renato Essenfelder é jornalista formado pela UFPR, mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Curitibano, mora em São Paulo desde 2001. Trabalhou em jornais como Folha de S. Paulo e Metro e criou a revista Cadernos de Cidadania, do SESC-SP. Leciona Jornalismo nas universidades Mackenzie e ESPM, em cursos de graduação e de pós. Como escritor, ganhou o prêmio Nacional de Contos da Secretaria da Cultura do Paraná, entre outros. 

A Livraria Arte & Letra está situada na alameda Presidente Taunay, 130, fundos da Casa de Pedra, Batel. Informações: 3039-6895.

Nenhum comentário:

Postar um comentário