sábado, 11 de maio de 2013

Dennis Lehane vence Prêmio Edgar nos Estados Unidos

O americano Dennis Lehane, autor de mais de 10 livros policiais escritos em 18 anos de carreira, venceu, pela primeira vez, o Prêmio Edgar de melhor romance - o nome é uma homenagem a Edgar Alan Poe e só participam livros de crime ou mistério.
Seu título premiado, “Live By Night”, é situado em Boston, em 1926, e traz figuras conhecidas dos romances policiais, como gângsteres e clandestinos. A história gira em torno do filho de um policial que não segue o exemplo do pai, envolvendo-se em confusão. É a era do jazz na cidade, e o livro mistura música, amor, amizade, traição, vingança, crime e redenção.
A obra chega às livrarias brasileiras no fim do ano pela Companhia das Letras, editora que já publicou, entre outros títulos, “Sobre Meninos e Lobos” (2002), “Gone Baby Gone” (2005) e “Ilha do Medo” (2010; editado originalmente como “Paciente 67”) - os três foram adaptados para o cinema. Seu último livro lançado aqui foi “Estrada Escura” (2012).
Na premiação, realizada em Nova York, Lehane lembrou os autores que o influenciaram: James Lee Burke, James Crumley e James Ellroy. E disse que suas filhas eram o incentivo para ele continuar escrevendo. "Elas me custam um dinheiro maldito", brincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário