segunda-feira, 20 de maio de 2013

Museu Paranaense abre exposição sobre afro-descentes no Paraná

O Museu Paranaense apresenta a exposição “Negros no Paraná: passado e presente”, sobre a presença dos afro-descentes no Paraná. A entrada é gratuita.
A construção social do Paraná está vinculada ao processo pelo qual passaram diversos povos, agrupamentos, colonos e imigrantes. Conjuntamente, deve-se considerar a presença do contingente populacional das culturas de matriz africana e afro-brasileira.
A dimensão histórica, sociológica e antropológica do Estado remonta um passado de contribuição permanente e um presente de visibilidade crescente. Os personagens e monumentos desta história tecem homens e mulheres, jovens e adultos, escritos e relatos, sincronicamente, em um emaranhado de vidas presentes e passadas no convívio entre diversos grupos sociais do nosso mosaico.
Compõem a exposição seis painéis fotográficos que retratam imagens de monumentos históricos e personagens do passado com interface de manifestações e personagens do presente. Dentro dos temas tratados está profissão, cultura, religião e a sua importância na construção do mosaico populacional de Curitiba e do Paraná.

O Museu Paranaense está situado na rua Kellers, 289, São Francisco e a mostra pode ser visitada até dia 15 de setembro, de terça a sexta, das 9h às 18h e sábados e domingos das 10h às 16h. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário