sexta-feira, 24 de maio de 2013

Clássicos do circo na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, neste fim de semana (25 e 26), o espetáculo “Clássicos do Circo”, com o grupo de teatro Parlapatões. A peça revive os números tradicionais de circo, como o cumprimento dos palhaços à plateia, o número do Árabe Contorcionista e Ilusionista, e do Rei do Gatilho, onde um palhaço tenta acertar uma maçã que está na testa de outro, numa sucessão de confusões. Todas as cenas clássicas são revisitadas, de maneira contemporânea, pela trupe, além da apresentação de cenas originais desenvolvidas especialmente para esse espetáculo.
A apresentação reúne alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses, de diversos espetáculos da trajetória de dezoito anos dos Parlapatões. Um grande show de variedades, que festeja o repertório do grupo em números para crianças, mas que também divertem os adultos. “Clássicos do Circo” inclui também inovações que foram sucesso em outros espetáculos, como uma interativa disputa de pênaltis, na divertida cena do Futebol de Palhaços, ou a coreografia de balé clássico realizada por lutadores de box, e o famoso número das Águas Dançantes
Com roteiro que celebra a tradição circense e traz os seus principais personagens, como o Apresentador do Circo, o Palhaço excêntrico e o Branco, sem deixar de lado a busca de renovação de linguagem, o espetáculo Parlapatões Clássicos do Circo faz uma saborosa mistura, que marca uma das fortes tendências renovadoras da arte circense, sem desprezar a sua tradição.

Os Parlapatões - O grupo teatral Parlapatões surgiu em 1991, em São Paulo, com foco na comédia, no circo e no teatro de rua. Além de seus espetáculos, mantêm o seu teatro, o Espaço Parlapatões, considerado um marco na revitalização do centro paulistano, e o Galpão Parlapatões, centro de ensaios, treinamento e cursos geridos pelo grupo. Entre as montagens do grupo, estão “Vamos Comer o Piolim” (Prêmio da Crítica APCA 1997 e indicado aos prêmios Shell e Mambembe), “Não Escrevi Isto” (Prêmio Estímulo Flávio Rangel 1997 e Prêmio Shell Cenografia 1998)”, “As Nuvens e/ou Um Deu$ Chamado Dinheiro” (indicado ao Prêmio Shell figurino) e “Prego na Testa” (indicado ao Prêmio Shell ator em 2005), entre outros. Na CAIXA Cultural Curitiba, o grupo já apresentou os espetáculos “Parapapá!” e “O Papa e a Bruxa”.

O espetáculo tem roteiro e direção de Hugo Possolo e o elenco é composto por Raul Barretto, Hugo Possolo, Alexandre Bamba, Fabek Capreri e Hélio Pottes. As apresentações acontecem sábado às 16h e 18h; domingo às 16h e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário