segunda-feira, 27 de maio de 2013

Museu da Imagem e do Som celebra centenário de "A Sagração da Primavera"

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove, nesta quarta-feira (29), às 20 horas, no Auditório Brasilio Itiberê, a exibição do filme que apresenta uma reconstrução na íntegra da coreografia original da obra “A Sagração da Primavera”, dançada pela Companhia de Balé do Mariinsky Theatre (antigo Kirov), de São Petersburgo (Rússia), com figurinos e cenários idênticos aos originais. A entrada é gratuita.
A exibição será no dia em que se comemoram os cem anos da estreia do consagrado balé, que tem música de Igor Stravinsky e coreografia de Vaslav Nijinsky. Antes da sessão, o compositor Harry Crowl, diretor artístico da Orquestra Filarmônica da UFPR, vai abordar o trabalho revolucionário de Stravinsky nessa obra, que influenciou decisivamente os rumos da música. Em seguida, a coreógrafa Cristiane Wosniak, coordenadora do Curso de Dança Moderna da UFPR, professora e pesquisadora da Faculdade de Artes do Paraná, fala sobre o trabalho coreográfico inovador de Nijinsky.
A estreia de "A Sagração da Primavera", em 29 de maio de 1913, no Théâtre des Champs-Élysées em Paris, é considerado um dos maiores escândalos na história das artes, com parte do público presente vaiando estrepitosamente e arremessando objetos nos músicos e bailarinos. Enquanto a coreografia original foi esquecida até os anos 1980, as inovadoras e complexas estruturas rítmicas da partitura, timbres originais e uso de dissonância fizeram da música uma das mais importantes do século 20, ganhando o mundo em salas de concerto e em inúmeras versões coreográficas.

O Auditório Brasilio Itiberê está situado na rua Cruz Machado, 138, Centro, anexo à Secretaria de Estado da Cultura. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário