segunda-feira, 13 de maio de 2013

Semana de Museus terá programação especial no Museu Oscar Niemeyer

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, o Museu Oscar Niemeyer (MON) participa da 11ª Semana de Museus, realizada nacionalmente entre 13 e 19 de maio. O MON elaborou uma programação especial entre os dias 15 e 18 deste mês, que inclui oficinas artísticas, palestra e lançamento de livro. O ingresso precisa ser retirado na bilheteria do museu.
Na quarta-feira (15), às 18h30, no miniauditório, será realizada a palestra "Mulheres na Arte. Que diferença isso faz?", com Maria José Justino, autora do livro que leva o mesmo título. Ela abordará o universo criativo de renomados artistas, com o intuito de investigar as diferenças do fazer artístico entre homens e mulheres. No dia 16 de maio, quinta-feira, às 19 horas, ocorre o lançamento do livro "Mulheres na Arte. Que diferença isso faz?", no Pátio das Esculturas. A entrada para estas duas atividades será gratuita.
No Dia Internacional dos Museus (sábado) a entrada é gratuita. Às 11 horas acontece, no vão livre, uma apresentação musical do quinteto de metais “Metalmorfose”. No período da tarde serão realizadas oficinas artísticas com a temática "Ver, Perceber, Criar", no Espaço da Ação Educativa. Às 14 horas ocorre a oficina “Composições geométricas relacionadas com obras de M.C. Escher e Osmar Chromiec”. Às 15h15, a artista do acervo Yara Martins realiza a oficina “Pintando com tecidos”. Em seguida, às 16h30, começa a oficina “Gravura em metal”, com Uiara Bartira.
O público poderá conferir também as exposições em cartaz: Acervo MON - Aquisições 2011/ 2013, Múltiplo Leminski, A Magia de Escher, O Brasil de Marc Ferrez - fotografias do Instituto Moreira Salles, Anders alsimmer. Design Contemporâneo e o Poder das Convenções, Ione Saldanha: o tempo e a cor, Leda Catunda – Pinturas Recentes, PR/BR, Museu em Construção e Cones. A entrada no museu será permitida até as 18h30.

EVENTO - A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente desde 2003 para comemorar o Dia Internacional dos Museus. No período, os museus brasileiros convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desenvolvem atividades especiais, que neste ano têm como tema “Memória + criatividade = mudança social”.
Em 2013, a 11ª edição do evento atingiu número recorde de museus inscritos e terá a participação de 1.252 instituições, com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o país, incluindo o Distrito Federal. O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 com o objetivo de sensibilizar o público sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

PINTURA NOVA – No sábado, às 11 horas, será realizada a cerimônia oficial de encerramento do projeto “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral, em parceira com o Museu Oscar Niemeyer, para renovar a pintura da fachada externa do museu. A ação foi iniciada em novembro de 2012, quando o MON completou 10 anos, e foi o maior investimento feito até hoje pela Tintas Coral, que renovou mais de dois mil imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza e Paraty. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que participam da ação. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário