terça-feira, 28 de maio de 2013

Sinfônica comemora aniversário com homenagem ao maestro Alceo Bocchino

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) comemora nesta quarta-feira (29) 28 anos de fundação com um concerto que vai homenagear o maestro emérito e fundador Alceo Bocchino, recém-falecido. A apresentação terá a participação especial do violinista russo Alexander Trostiansky e será às 20h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
 Preparamos um concerto diferenciado para celebrar a data”, diz o maestro Osvaldo Ferreira. “Iremos executar trechos da obra de Alceo Bocchino, numa homenagem carinhosa para o primeiro maestro da Orquestra. Queremos lembrá-lo como pessoa criativa e alegre, grande compositor e amante das artes”, afirmou.
Criada pelo então governador José Richa, em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná já realizou mais de 500 apresentações nas quase três décadas de existência, tendo à frente grandes maestros brasileiros e solistas de renome. Hoje, posiciona-se como um dos grupos sinfônicos mais conceituados do Brasil.
 A Orquestra Sinfônica do Paraná é uma riqueza do nosso Estado, pois cumpre o importante papel de despertar o gosto pela música erudita e estimular novos talentos”, diz o governador Beto Richa. “Por essa contribuição de inestimável valor, os músicos da nossa orquestra e os regentes têm o reconhecimento e o aplauso da sociedade”, afirma Richa.

Novas ações - O secretário da Cultura, Paulino Viapiana, ressalta que até o final deste ano várias ações deverão ser implantadas para fortalecer o grupo. Uma delas é o aumento no número de músicos, aquisição de novos equipamentos e ampliação do acesso da população ao universo da música erudita com concertos ao ar livre. As ações deverão ser feitas em parceria com uma Organização Social a ser selecionada via edital ainda este ano. “O Estado tem o dever de preservar instituições como a orquestra, que tem como missão difundir a música erudita, e promover o acesso da população a este conhecimento”, disse.
De acordo com Viapiana, o Estado fará todo o esforço para que a OSP dê um grande salto de qualidade. “Queremos que os paranaenses sintam cada vez mais orgulho do grupo, e que solistas e maestros também se sintam orgulhosos de se apresentar com nossos músicos. Iniciamos 2011 com o compromisso de fortalecer a cultura do Paraná e os resultados até agora têm sido bastante positivos”, diz o secretário.
Há dois anos, a Sinfônica do Paraná está sob o comando do maestro Osvaldo Ferreira. Neste período, algumas novidades foram implantadas como a agenda anual pré-definida de concertos no Teatro Guaíra e outros espaços de Curitiba, além da circulação de espetáculos por diversas cidades do interior. No ano passado, a Orquestra realizou 28 concertos na capital e seis em cidades paranaenses para um público de 37 mil pessoas.
O grupo também ampliou suas atividades com a criação, em 2012, do Concerto para Crianças, com objetivo de formar novas plateias, unindo o universo lúdico infantil a um repertório musical diferenciado.
A diretora-presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter, lembra que a orquestra está com programação bastante consistente. “Estamos orgulhosos e felizes, porque consideramos que estamos no caminho certo”, afirma Mônica.

Aniversário - Sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira, o concerto de aniversário terá a participação especial do violinista russo Alexander Trostiansky interpretando “Concerto para Violino e Orquestra”, de Aram Khachaturian (1903-1978). O repertório traz ainda a “Sinfonia nº 3 para Grande Orquestra”, do brasileiro Camargo Guarnieri.
Professor no Conservatório Tchaikowsky de Moscou, o violinista já se apresentou no Canadá, Coréia do Sul, França, Rússia e Reino Unido. Participou no ano passado da Oficina de Música de Curitiba e é vencedor de diversos concursos internacionais, como: Prêmio Paganini em Genova, Primeiro Prêmio no concurso do Centre d’Arts, em Orford (Canadá); Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou, em 1998. Como Primeiro Violinista do Quarteto Davidov (1991 a 1993) foi vencedor no Concurso Internacional de Roma. Trostiansky também recebeu um prêmio como membro de um Duo com a pianista Dina Vainshtein, no Concurso Internacional Franz Schubert e Música do Séc XX, Graz (Áustria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário