terça-feira, 22 de julho de 2014

Canções de Verônica Ferriani na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nesta terça-feira (22), às 20 horas, o show da cantora, violonista e compositora paulista Verônica Ferriani, no projeto Samba de Bamba. A jovem sambista canta músicas de seus dois discos, que incluem composições próprias e clássicos do samba de Paulinho da Viola, Assis Valente, Paulo César Pinheiro, Gonzaguinha, entre outros. A cantora já passou pela cidade em 2011, em turnê de voz e violão com Toquinho.
Originária de Ribeirão Preto, Verônica Ferriani, estreou como cantora em 2004, a convite do compositor e violonista Chico Saraiva, vencedor do Prêmio Visa (2003), e logo se tornou destaque entre os intérpretes da nova geração de sambistas. Em 2009, lançou seu primeiro disco, com repertório baseado na regravação de canções lado B de Gonzaguinha, Paulinho da Viola e João Donato, entre outros. No mesmo ano, gravou o projeto coletivo Sobre Palavras, com músicas de Chico Saraiva e letras de Mauro Aguiar.
A reaproximação com o violão e a escrita impulsionou-a a criar as composições de seu segundo disco, Porque a boca fala aquilo do que o coração tá cheio, lançado em 2013 e produzido por Marcelo Cabral e Gustavo Ruiz. O amor é o tema que relaciona as 11 canções do CD como “Zepelins”, “De boca cheia” e “Ele não volta mais”.
A cantora também integrou a Gafieira São Paulo, que venceu o 22°. Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo de samba, em 2011. Em 2012 foi convidada para participar do Projeto Novas Vozes do Brasil, promovido pelo Itamaraty, e se apresentou em países como Colômbia, Portugal, Espanha, Rússia e Japão. Já dividiu palcos com nomes como Beth Carvalho, Ivan Lins, Mart'nália, Spokfrevo Orquestra, Jair Rodrigues, Francis Hime, Martinho da Vila, Tom Zé, Élton Medeiros, Moacyr Luz, Moska, Oswaldinho da Cuíca, Maria Alcina, Criolo e Zé Renato.

Samba de Bamba - Mensalmente, o projeto Samba de Bamba recebe grandes artistas que mostram ser possível respeitar o autêntico samba brasileiro e, ao mesmo tempo, renovar letras e arranjos. “No palco, cada artista conta o porquê de suas escolhas e quais são suas influências. Assim, o público conhece um pouco mais do processo criativo de cada sambista e da própria história do samba”, explica o coordenador e curador do Samba de Bamba, o jornalista e crítico musical Rodrigo Browne. Ele comemora o sucesso desta que já é a segunda temporada do projeto em Curitiba – que este ano também realiza edições na Caixa Cultural Brasília.
A próxima atração do projeto Samba de Bamba é o sambista carioca Wanderley Monteiro, no dia 5 de agosto.

Os ingressos para a apresentação de Verônica Ferriani custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). Informações: 2118-5111. O espetáculo é livre para todos os públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário