sexta-feira, 18 de julho de 2014

Exposição sobre meio ambiente apresenta os princípios da “Carta da Terra”

O Memorial de Curitiba recebe, de 18 de julho a 5 de agosto, a exposição “Sementes da Esperança – Visões de sustentabilidade, passos rumo às mudanças”. A mostra, montada pela primeira vez em 2002 durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável na África do Sul, traz em 24 painéis os princípios da “Carta da Terra”. Os painéis foram traduzidos para seis idiomas e já foram vistos por 1,5 milhão de pessoas em quase 30 países.
A exposição foi montada e divulgada mundialmente pela organização Soka Gakkai Internacional em conjunto com a Earth Charter Iniciative (ECI). Os termos da Carta da Terra – uma declaração universal de princípios éticos para o século 21, visando a paz e a sustentabilidade do planeta – são destacados em todos os painéis da exposição, que retrata também os três fundamentos (aprender, refletir e empoderar) mencionados pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, no texto “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, citado em sua proposta de meio ambiente de 2002.
Nesses 12 anos, desde a sua primeira concepção, a mostra foi modificada, diante da necessidade de renovar o tema e o formato das informações. Assim, após análises e avaliações feitas junto à Comissão da Carta da Terra, realizou-se a revisão completa do seu conteúdo. Em 2010 foi criada a nova versão da exposição.
A mostra “Sementes da Esperança” procura transmitir a importância de se superar os conflitos entre os seres humanos decorrentes de discriminações e de diferenças raciais, além de incentivar a harmonia entre o homem e o meio ambiente, visando uma sociedade global sustentável. O seu conteúdo incentiva ações concretas e detalhadas para essa finalidade.
O Memorial de Curitiba está situado na rua Claudino dos Santos, 79, Setor Histórico e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário