quarta-feira, 23 de julho de 2014

Fernando Deghi faz show de viola no Teatro do Paiol

O compositor, instrumentista e pesquisador paulista Fernando Deghi  apresenta nesta quinta-feira (24), às 20h30, no Teatro do Paiol, o show “Viola de um brasileiro”. Admirado por sua musicalidade e virtuosismo, o músico é considerado um dos responsáveis por elevar a popular viola brasileira (a viola caipira) à categoria de concerto, realizando apresentações no Brasil e exterior.
Suas composições exploram as possibilidades da viola brasileira, sobretudo em termos das muitas afinações possíveis. Deghi aventura-se nos mais variados estilos musicais, recorrendo a uma metodologia voltada ao desenvolvimento técnico e de repertório para este instrumento.
De formação erudita, Fernando Deghi desenvolve o seu trabalho em torno da composição, recuperação, divulgação e ensino de viola, de 10 cordas e caipira, desde 1989. Iniciou seus estudos na área musical em 1975, sendo grande parte desta trajetória dedicada a estudos intensos na prática violonística e em inúmeros concertos individuais e duo.
É autor dos livros “Viola brasileira e suas possibilidades” (2001), “Ensaios para viola brasileira” (2003), “Iniciação à arte da viola brasileira” (2007), “Navegares” (2011) e “Ensino à distância de viola”. Deghi contribui no ensino à distância disponibilizando partituras, tablaturas, vídeos e arranjos pelo sistema virtual no Brasil e no mundo, destacando-se em pioneirismo e ineditismo no avanço da metodologia, repertório, técnica instrumental, criando tendências e vários seguidores.
Possui três CDs gravados: “Violeiro Andante” (2000),  “Brasil Violado” (2004) e “Navegares” (2011). Deghi está, ainda, presente na coletânea “Veredas da Atlântida – Uma Caminhada Simbólica”, lançado na Ilha Madeira (Portugal) em 2005, e no CD “Navegantes”, lançado em Lisboa em 2007. Interpretou a “Sinfonia nº 40” de Mozart no CD “Viola em Concerto” (2011), que reuniu os ícones da viola brasileira.
Os ingressos para a apresentação de Fernando Deghi custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário