segunda-feira, 14 de julho de 2014

Na edição de terceiro aniversário, Cândido publica especial sobre a geração beat

O jornal da Biblioteca Pública do Paraná publica reportagens sobre o legado literário e comportamento de Jack Kerouac, Allen Ginsberg, Gregory Corso e Laurence Ferlinghetti, os beatniks, além de inéditos de Márcia Denser, Bruno Bandido, Demétrio Panarotto, Ademir Assunção e Adriana Zapparoli
No mês em que completa três anos de publicação ininterrupta, o jornal de literatura Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz um especial sobre a influência e o impacto que a geração beatnik causou no mundo e, em especial, na cena literária brasileira.
O jornal ouviu editores, escritores, pesquisadores e acadêmicos que falam sobre a ruptura cultural provocada por Jack Kerouac, Allen Ginsberg, Gregory Corso e Laurence Ferlinghetti, entre outros autores, que reverberou e ainda tem ressonância entre escritores e leitores brasileiros.
Caracterizada pelo flerte com a cultura oriental, o consumo de drogas e a prática de sexo livre, entre outros elementos e ingredientes, além do jazz na trilha sonora, a literatura beat ganhou adeptos no Brasil, entre os quais José Agripino de Paula, Jorge Mautner, Waly Salomão, Roberto Piva, Antonio Bivar, Claudio Willer e Eduardo Bueno.
Willer, um dos beats brasileiros mais atuantes, foi entrevistado e é uma das vozes presentes na matéria “Cena beatnik”, para a qual foram ouvidos outros especialistas e escritores que conhecem a temática. Já o jornalista e escritor Luiz Carlos Maciel, intelectual que se tornou sinônimo de contracultura no país, ganha um perfil em que relembra o impacto que os beats causaram no meio cultural brasileiro nos anos 1960. O jornal apresenta dez livros essenciais que se relacionam com o legado do movimento literário norte-americano.
A 36ª edição do Cândido traz ainda outros conteúdos: entrevista exclusiva com Sergio Faraco, um dos principais contistas da segunda metade do século XX, que há dez anos deixou de escrever ficção, e uma reportagem sobre os 50 anos da primeira edição da obra O Vampiro de Curitiba, clássico da literatura paranaense, escrito por Dalton Trevisan. Na seção “Perfil do Leitor”, o vocalista da banda curitibana Colligere, Rodrigo Ponce, fala sobre suas influências literárias, filosóficas e musicais.
Na seção “Em busca de Curitiba”, a escritora paulistana Márcia Denser recorda, em crônica, sua passagem pela cidade. Entre os inéditos, contos de Bruno Bandido e Demétrio Panarotto, e poemas de Ademir Assunção e Adriana Zapparoli.
O Cândido tem tiragem mensal de dez mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário