quinta-feira, 10 de julho de 2014

Cantor mineiro Vander Lee apresenta show gratuito durante cinco dias no Paiol

O cantor e compositor Vander Lee está em Curitiba e reúne canções inéditas e consagradas em um show que antecede o lançamento de seu oitavo álbum “Loa”. Acompanhado por Eneias Xavier (no baixo, violão e piano), o espetáculo estará em cartaz no Teatro do Paiol até sexta-feira (11), sempre às 20h. A entrada é gratuita.
O show de Vander Lee foi um dos projetos aprovados no edital “Concurso Cultura 2014”, lançado pelo Ministério da Cultura para a Copa do Mundo de Futebol. Os 144 projetos aprovados em diversas áreas culturais foram direcionados para as 12 cidades-sede, com o intuito de promover o intercâmbio entre as manifestações tradicionais de cada estado e a circulação de exibições durante o período da Copa.
No roteiro do espetáculo constam releituras de hits como “Românticos”, “Contra o tempo”, “Eu e Ela” e “Esperando Aviões”, entre algumas surpresas e músicas inéditas autorais, caso de “Tu" e "Siga em paz", que estarão em seu novo disco. Com 15 anos de carreira, suas composições já foram gravadas por artistas como Elza Soares, Fabio Junior, Gal Costa, Leila Pinheiro, Alcione, Maria Bethânia, Emilinha Borba, Elba Ramalho, Regina Souza, Rita Ribeiro, Luiza Possi e Lokua Kanza.
A turnê “Loa” pretende percorrer o Brasil ao mesmo tempo em que propõe um novo olhar sobre a contribuição de Vander Lee para a música brasileira. Seu olhar poético e original, sempre voltado para o cotidiano e temas como amor, futebol e recortes urbanos, coloca Vander Lee como um dos compositores mais inspirados da atual cena musical brasileira.

O artista - A carreira de Vander Lee começou em bares de Belo Horizonte. Aos poucos o músico foi introduzindo seu repertório autoral e se apresentando pelos teatros da cidade e interior. Em 1996 ganhou o segundo lugar no festival “Canta Minas”, realizado pela Rede Globo Minas, com a música “Gente não é cor”. Esse foi o impulso necessário para Vander Lee produzir seu primeiro CD, ainda como Vanderly. Só a partir do segundo CD foi sugerida a grafia atual.
Em novembro de 1998, a cantora Elza Soares conheceu o artista por meio de uma fita recebida e incluiu a música “Subindo a Ladeira” em seu repertório. A partir daí, o artista fez participações nos shows da cantora em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Seu segundo CD, “No Balanço do Balaio”, lançado em 1999 pelo selo da Kuarup, circulou timidamente por Minas, Rio e São Paulo, mas rendeu boas críticas e despertou o interesse de várias gerações de cantoras consagradas, que gravaram suas canções.
Em 2003, lançou o disco “Ao Vivo”, gravado no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, com a participação de Elza Soares. O trabalho foi um sucesso e rendeu muitos shows pelo Brasil e a gravação do quarto CD “Naquele verbo agora”, em 2005. Com esse disco, Vander Lee foi indicado ao “Prêmio Tim de Música”, Melhor Disco e Melhor Cantor na categoria Canção Popular.
Em 2006, gravou o CD e DVD “Pensei que fosse o céu”, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em um show emocionante que contou com a participação do maranhense Zeca Baleiro. No ano seguinte, conquistou o Prêmio Tim de Melhor Disco de Canção Popular. Em 2008 fez sua primeira apresentação fora do Brasil, selecionado pelo Fórum de Música de Minas Gerais, em Turim (Itália).
Em 2009 participou do Festival SXSW em Austin, Texas, e lançou “Faro”. O CD incluiu o poema “Obscuridade” de Cartola, musicado por Vander, e uma versão de “Ninguém vai tirar você de mim”, sucesso de Roberto Carlos. O disco contou com participações de Lokua Kanza, expoente da música africana, e dos mineiros Regina Souza e Renegado. Ainda neste ano, o cantor se apresentou no Festival Romerias de Mayo, em Cuba, e teve suas músicas gravadas por Maria Bethânia (Estrela) e Fábio Jr. (Românticos).
Em 2010, três de suas músicas entraram na trilha sonora da novela “Uma rosa com amor”, do SBT. No mesmo ano, se apresentou em Austin, nos Estados Unidos, onde fez dois shows no Festival SXSW, um deles ao vivo em uma apresentação virtual em 3D e o outro em Miami para a rádio WDNA.
Em 2012, o lançamento do CD “Sambarroco” abre uma nova fase com foco no samba, mas sem perder de vista a “mineiridade”, marca registrada de seu trabalho. Com direção musical de Thiago Delegado e formação de regional, o álbum reúne composições que flertam com gêneros como choro, xote, baião e até bolero. Neste ano, o artista lança seu oitavo disco e já circula pelo Brasil com o novo show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário