quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ópera “Marat-Sade” traz discussões políticas para o Teatro da Reitoria

Uma das mais importantes peças teatrais do século XX, escrita pelo alemão Peter Weiss, ganha montagem inédita do diretor paranaense Jul Leardini. “A Perseguição e Assassinato de Jean-Paul Marat”, ou “Marat-Sade” como ficou conhecida, será apresentada dos dias 2 a 10 de agosto, às 20h (dia 10, sessão extra às 16h), no Teatro da Reitoria, em Curitiba. Pouco encenada no Brasil devido à sua complexidade, mas bastante popular ao redor do mundo, a peça conta com 23 pessoas no elenco, entre atores, cantores e músicos. Destaque para as participações do maestro Álvaro Nadolny e dos atores Dimas Bueno (como Jean-Paul Marat), Gerson Delliano (como Marquês de Sade) e Sérgio Silva (como Jacques Roux).
“Marat-Sade” é uma ópera moderna escrita em 1965 que se passa em 1808 e discute fatos relacionados à Revolução Francesa, em 1789 e 1793. Leardini explica que o texto de Peter Weiss faz parte do teatro épico-dialético, que busca a realização de obras não dramáticas, com atenção especial às discussões sociais, políticas e filosóficas. “Neste momento, em que uma espécie de marasmo político e ideológico faz-se presente pelo fracasso geral das instituições políticas e dos modelos político-sociais, essa peça reacende a antiga discussão sobre o engajamento e a postura individual frente à situação atual”.
A montagem traz ainda doses de humor característicos do teatro épico e muita movimentação musical. Fazem parte dos personagens quatro cantores de rua, auxiliados por um coro que representa o povo. No enredo, os integrantes de um sanatório são preparados pelo Marques de Sade para apresentar uma peça aos convidados do diretor da instituição. “É o metateatro, ou seja, uma peça dentro de outra, o teatro discutindo o teatro, os meios de produção teatral sendo discutidos na própria peça. O público vive uma situação dupla, de espectador dessas duas peças”, observa o diretor Jul Leardini.
A história tem como palco a sala de banhos do sanatório, onde se realizam os modernos tratamentos dos supostos doentes mentais, presos pelo regime monarquista de Napoleão Bonaparte. Ali, acontecem as discussões e o confronto de perspectivas diversas, discutindo pensamentos políticos e filosóficos em uma época de revolução. Entre os personagens estão Marat, o revolucionário; Marquês de Sade, o liberal; Coulmier, o conservador; Duperret, o reacionário; Padre Roux, o extremista; e Charlotte Corday, a imobilista. “A peça é de grande atualidade pela discussão: em meio à revolução, a contraposição de ideias e ideais”, diz Leardini.

Produção - A montagem conta com a participação de integrantes do GE’BRECHT, Grupo de Estudos Brechtianos e da Companhia Êxedra – Pesquisa e Experimentação Teatral. Traz a participação de grande elenco misturando veteranos do teatro paranaense e novos talentos oriundos da FAP-PR, escolas e grupos de teatro de Curitiba. Conta, ainda com participação de músicos e cantores da cidade, além do maestro Álvaro Nadolny nas partituras e preparação do coro. A peça é uma produção da Ditirambo Eventos Culturaise e está sendo realizada com apoio do Mecenato Municipal, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, com o incentivo fiscal das empresas Banco do Brasil e Furukawa.

Diretor - “Natural de mundo” – como costuma dizer – Jul Leardini é graduado em Filosofia pela UFPR e Cinema e Vídeo pela CINETV-PR; diretor e fundador do GE’BRECHT. Atua há mais de 30 anos na área cultural. Já produziu, dirigiu e atou em mais de 100 projetos. Ao longo dos últimos 15 anos, tem focado suas pesquisas no teatro Épico-Dialético e no teatro não dramático, que é centrado nas pesquisas do alemão Bertolt Brecht e Erwin Piscator, entre as décadas de 1920 a 1950 e continuada pelo Berliner Ensemble, de Berlim.

O Teatro da Reitoria está situado na rua XV de Novembro, 1299, Centro, e os ingressos para “Marat-Sade” custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Funcionários da Furukawa e clientes do Banco do Brasil têm 50% de desconto para compra de até 6 ingressos. Professores, funcionários e alunos da UFPR têm 75% de desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário