sexta-feira, 18 de julho de 2014

Obra de Iberê Camargo abre série “Formas da Beleza” na TV é Paraná

O programa éCultura passa a ter um novo quadro quinzenal a partir desta sexta-feira (18). “Formas de Beleza” tem produção e curadoria de Adilson Fabris e locução de Rogéria Holtz. O programa foca nas artes plásticas e o primeiro é dedicado ao pintor gaúcho Iberê Camargo, com comentários do mestre em História da Arte pela Embap, Fabrício Vaz Nunes. O éCultura vai ar de segunda a sexta, às 19h30, na TV éParaná.

O artista - Neste ano celebra-se o centenário de nascimento do artista, considerado o maior pintor do Brasil. O início da carreira, no decorrer dos anos 40, é marcado pela pintura de paisagens, fase figurativista que se destaca pelo uso da cor, que é pastosa, obtida pela superposição de tintas, num processo de busca pelo tom exato.
No final da década de 50, ao abdicar gradativamente da representação das formas e cores naturais, um pequeno objeto, usado por Iberê Camargo como brinquedo na infância, começa a tomar conta das telas: os carretéis. O processo de pintar os carretéis não consistia, obviamente, em retratá-los no espaço e sim transfigurar o próprio espaço em carretel.
Depois de ser absolvido do assassinato de um homem, no início dos anos 80, Camargo passa a centrar o trabalho na figura humana, retratada de maneira esquálida e trágica, numa atmosfera de infinita solidão e desesperança. Esta estética alcança seu auge na série As Idiotas, uma das fases mais conhecidas do artista.
Solidão foi o último quadro pintado por Iberê Camargo, quando estava debilitado pelo câncer que iria matá-lo. Nele, o azul funde os corpos, que são desmaterializados no ar e no céu. Não há mais concretude e o fundo da pintura invade os corpos, que se assemelham a fantasmas.
Ele defendia que a forma é sempre proporcional à obsessão com que é tratada, e esta obsessão o fazia pintar 14 horas por dia.

Programa Sem Censura recebe o ator Ary Fontoura

O Sem Censura desta sexta-feira (18) terá a presença do ator Ary Fontoura, que comemora 60 anos de carreira e está em cartaz, no Rio de Janeiro, com a peça O Comediante. O programa vai ao ar às 16h na TV éParaná.
Fontoura sempre gostou do palco. Quando criança brincava de imitar os outros e transformar as situações em cenas teatrais. Na década de 60, durante o golpe militar, o paranaense foi para o Rio de Janeiro, com a esperança de atuar nos grandes palcos da cidade.
Ary Fontoura é o criador de personagens como o Dr. Lutero, de “Amor a Vida”, e o professor Aristóbolo Camargo, de “Saramandaia”. Outros personagens marcantes foram Nonô Correia, de “Amor com Amor se Paga”; o prefeito “Seo Flô”, de “Roque Santeiro”; e o deputado corrupto, Pitágoras , de “A Indomada”.
O artista tem 81 anos e 46 novelas no currículo. Atualmente ele está na peça “O Comediante”, do dramaturgo Joseph Meyer, dirigida por Anderson Cunha, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário