quinta-feira, 31 de julho de 2014

Na peça “Receita de Curitibana”, a poesia e o erotismo de Dalton Trevisan

Um conto de Dalton Trevisan dá nome ao novo espetáculo da Cia Máscaras de Teatro que está sendo encenado no Teatro Lala Schneider. Depois dos espetáculos “O Vampiro Contra Curitiba” (2006), “Macho Não Ganha Flor” (2008) e “Virgem Louca, Loucos Beijos” (2009), o grupo resolveu nesta nova montagem, “Receita de Curitibana”, trazer a literatura erótica do renomado contista sem, contudo, perder o humor.
Dalton Trevisan é notadamente conhecido pelas misérias morais de Curitiba, a presença do grotesco, do sádico e do macabro. Nada de lirismo. Mas esta peça trás um Dalton bem ”animado”.
Em “Receita de Curitibana”, as histórias são protagonizadas pelos mais variados personagens. O professor e a aluna, a noiva, o tio, o padrasto e a viúva transitam pelas paisagens de Curitiba, mas poderiam estar nas praças, casas, hotéis e escolas de qualquer cidade. Como sempre, a escrita de Dalton Trevisan é marcada pela perspicaz observação do cotidiano, mas carregada de provocação e erotismo.
É uma peça onde é possível enxergar um Dalton Trevisan mais poético, mas também muito erótico”, afirma o diretor que desde 2006 mantém uma parceria com o autor curitibano. Fiani que esteve como ator em duas célebres montagens dirigidas por Adhemar Guerra nos anos 90, “Mistérios de Curitiba” e “O Vampiro e a Polaquinha” se diz um apaixonado pela obra do vampiro. “É direta, instantânea, sem meio-termos, por isso tão real, atual e viva” afirma o diretor.
Na peça estão presentes textos escritos em épocas distintas, mostrando que não é de hoje que o autor dedica-se ao gênero mais apimentado. “Prova de Redação“, “A Noite da Paixão“, “A Gorda do Tiki Bar” entre outros prometem deixar a platéia inquieta. Tanto que o grupo decidiu elevar a classificação etária para 18 anos. Mas claro que sempre mantendo o bom humor e as metáforas que tornaram o contista reconhecido e premiado em todo o mundo.

“Receita de Curitibana” tem direção de João Luiz Fiani e traz no elenco Marino Jr, Ingrid Bozza, Alisson Diniz, Mayara Bonde, Luiz Henrique Fernandes e Larissa Martins. A temporada se estende até dia 31 de agosto, sempre de sexta a domingo, às 21h. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). O Teatro Lala Schneider está situado na rua Treze de Maio, 629, Centro. Informações: 3232-4499.

Nenhum comentário:

Postar um comentário