terça-feira, 22 de julho de 2014

Feira Sabores do Paraná abre ao público nesta quarta-feira

A Feira Sabores do Paraná (edição Curitiba) abre suas portas ao público nesta quarta-feira (23), a partir das 16 horas, no Expo Renaut Barigui, no Parque Barigui. A expectativa é que 21 mil pessoas passem por lá até domingo (27). O atrativo principal será a venda de produtos da culinária regional como compotas, geleias, queijos, embutidos, sucos, doces, patês, conservas, bolos e bolachas, molhos, além de artesanato e flores produzidos pelos agricultores familiares.
A novidade deste ano será a instalação de uma praça de alimentação com produtos típicos e regionais. Haverá três restaurantes e três quiosques com produtos típicos do Estado. O restaurante Lipsky da Lapa está apresentando a tradicional comida troupeira. Outros dois restaurantes que funcionam no circuito de turismo rural em São José dos Pinhais e em Ponta Grossa apresentam um bufê de sopas e o tradicional eisben (joelho de porco), prato típico da colônia alemã radicada no Paraná. Os quiosques vão vender pamonha, sorvetes artesanais e chope artesanal.
A praça da alimentação vai funcionar durante todo o período da feira e o público poderá ser atendido em qualquer horário. A intenção é demonstrar os produtos que estão disponíveis nos circuitos de turismo rural para atrair o público de Curitiba para a zona rural na Região Metropolitana de Curitiba e de outras regiões do Estado.
A feira Sabores do Paraná é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Programa Fábrica do Agricultor, e em conjunto com o Instituto Emater, a feira terá a participação de 160 expositores ligados diretamente à agricultura familiar de várias regiões do Estado, que devem compor um mix de 1.200 itens de produtos que irão desde alimentos de origem animal e vegetal, passando ainda por setores de flores, artesanatos e da culinária paranaense.
Já temos uma tradição na Feira Sabores, que entra no seu 15º ano. A nossa expectativa é de que ultrapassemos em R$ 1 milhão as vendas nos cinco dias da feira. Outro ponto importante é o que vem depois da feira, com as negociações futuras realizadas entre os expositores e os compradores que passam a conhecer melhor e comercializar a produção da nossa agricultura familiar”, afirma o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Temos grande interesse no crescimento e desenvolvimento da agroindústria familiar, para que ela empregue mais pessoas e aproveite a produção de milhares de propriedades rurais. Nos esforçamos para trazer um mix diversificado de produtos de todas as regiões do estado para a feira, procurando agregar valor e manter uma regularidade de venda”, acrescentou.

NOVOS EMPREGOS - Criado em 1999, o Programa Fábrica do Agricultor reúne hoje 1.300 unidades industriais, individuais ou coletivas, envolvendo mais de 6.500 famílias, propiciando emprego para 26 mil pessoas de todas as regiões do Estado. De 2011 para cá, foram incorporadas 150 novas unidades, com a criação de cerca de 3 mil empregos.
A meta é chegar a 200 novas unidades até o fim deste ano, com a previsão de criar mais. Além disso, nos últimos anos, o programa Fábrica do Agricultor passou a agregar trabalhadores que estavam excluídos do processo, entre eles os de assentamentos. A estrutura da Emater é muito importante neste processo de valorização das atividades da nossa agricultura familiar”, diz o coordenador da feira Masaru Sugai.

Horário de funcionamento

23/7 (quarta-feira)– das 16h às 22h

24/07 e 25/7 – (quinta e sexta-feira) das 14h às 22h

26/7 (sábado) – das 12h às 22h

27/7 (domingo) – das 12h às 21h

Valor do ingresso: R$ 5,00 por pessoa (menores de 12 anos e maiores de 60 anos têm ingresso gratuito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário