quinta-feira, 31 de julho de 2014

Celebrando Helena Kolody no José Maria Santos

Para homenagear a poeta paranaense Helena Kolody, a NBP Produções encena “Helena”, com dramaturgia e direção de Rafael Camargo, no Teatro José Maria Santos, a partir desta sexta-feira, 1º de agosto. No elenco estão uma das mais importantes atrizes paranaenses, Claudete Pereira Jorge, e a consagrada Helena Portela.
O espetáculo se desenha em um palco com apenas cinco cadeiras, grafando de maneira econômica, como um haicai, o que viveu a artista. No fundo do palco um manto que nos remete à cultura ucraniana, origem de Helena. Neste recorte, o espetáculo transita entre a singeleza da superfície às camadas mais densas e doloridas da obra e da vida da poeta: haicais, passagens do cotidiano, poemas que se traduzem em autorretrato e a redoma que sublima a vida real, sonho inventado.
A música de Octávio Camargo, bem como o cenário e os figurinos de Ricardo Garanhani, aprofundam a leitura, amalgamando o fluxo da obra de Helena Kolody. A força da obra está na obsessão e busca frenética pelo belo, que transforma em flor qualquer espinho que se apresenta – ainda que ele continue presente e ferindo – numa tentativa de planar e sorrir.
As apresentações da peça “Helena” acontecem de 1º a 30 de agosto, às sextas e sábados. às 20 horas. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário