O Festival de Inverno no Centro
Histórico de Curitiba chega a sua segunda edição maior e com mais atrações
culturais nos estabelecimentos que compõem a Rede Empresarial Centro Histórico
de Curitiba, organizadora do evento. Serão 11 dias, de 24 de julho a 3 de
agosto, com muita cultura, diversão e boa gastronomia. Além de atrações
culturais, os restaurantes criaram um prato especial de inverno.
Outra novidade, é que a partir de agora
a cada nova edição uma entidade vai receber o apoio do Festival de Inverno.
Este ano, parte dos valores arrecadados com a venda dos pratos principais de
inverno será revertida para a reconstrução da Casa do Contador de Histórias,
espaço instalado na região do Centro Histórico, que teve sua sede destruída por
um incêndio. Urnas especialmente criadas pela designer Suiane Maria estarão em
pontos estratégicos para receber também as doações do público ao longo dos 11
dias de duração do evento.
São parceiros da Rede Empresarial no II
Festival de Inverno no Centro Histórico de Curitiba o Sebrae/PR, Fecomércio PR,
Sesc e Senac, Fundação Cultural de
Curitiba, Instituto Municipal de Turismo e Prefeitura Municipal de Curitiba. O
evento também faz parte da programação do Festival de Inverno de Curitiba,
promovido pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau e parceiros.
Cardápio com artes - A estreia de novos
pratos nos cardápios e uma extensa programação cultural marcam a segunda edição
do Festival de Inverno no Centro Histórico. Entre os quitutes que entrarão para
os cardápios estão o Fatti, prato tradicional da culinária árabe - Carneiro ao
Molho de Coalhada e Grão de Bico -, ofertado pelo Oriente Árabe; o Risoto de
carne seca com pinhão, do Jeito Mineiro; a Sopa Detox e Iogurte Grego, da Bella
Vivenda e o Arroz de Sítio, com abóbora, carne seca e pinhão, da Farnel
Gastronomia.
Os vegetarianos também ganharam espaço
este ano. O restaurante Nonna Giovanna,
conhecido por sua culinária italiana e seu premiado bife à parmegiana aproveita
Festival de Inverno para apresentar sua nova receita, o Caneloni de Ricota e
Espinafre.
Os campeões de pedidos do ano passado
também estão de volta. A Bicicletaria Cultural mantém a opção das bebidas
quentes e repete seu Quentão com Chocolate, que foi uma das bebidas mais
procuradas na edição de estreia. A
“Feijoada do Brasileirinho”, feita com todo cuidado pelo proprietário do bar -
que não deixa mais ninguém se aproximar do fogão quando está no preparo -
também será servida. Completam o cardápio a porção de Bolinho de Bacalhau do
Tuba’s bar e a Feijoada Alemã do Bar do Alemão. Os preços variam entre R$ 5,00
e R$ 58,00.
A programação cultural também acontece
ao longo de 11 dias, também nos espaços parceiros como a Cinemateca de
Curitiba, que exibirá documentários, médias e longas metragens, alguns sobre a
cidade. Estão programados ainda exposições fotográficas, shows musicais,
contação de histórias, oficinas, caminhadas e a bicicletada. A programação
completa segue em anexo e estará atualizada em todos os canais da Rede
Empresarial nas redes sociais.
Empresas participantes - Alguns dos
mais tradicionais bares e restaurantes da região histórica de Curitiba fazem
parte da Rede do Centro Histórico, que é formada ao todo por 15
estabelecimentos. Entre os restaurantes,
estão o Nonna Giovanna, Bella Vivenda, Oriente Árabe, Jeito Mineiro e a Farnel
Gastronomia Paranaense. Ainda fazem parte da rede endereços tradicionais do
Largo da Ordem, como Bar do Alemão, o Brasileirinho, o Tubas e a casa noturna
Joker`s Pub.
Além de boa gastronomia, o público pode
conferir diversos comércios e serviços como a loja da designer Suiane Cardoso,
a Suiane Maria, com uma pequena e exclusiva produção artesanal; o Solar do
Rosário, espaço de arte e cultura com galeria de arte, cursos, café e livraria.
Completam a Rede a Papelaria Paper’s,
Hotel Blumenau, a União dos Escoteiros do Brasil-PR, Lolitas Salon de
Coiffure, e a Bicicletaria Cultural, local que realiza diversas atividades
culturais e é estacionamento de bicicletas no centro da cidade.
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