quarta-feira, 23 de julho de 2014

Museu Oscar Niemeyer abre exposição fotográfica de Mariana Canet

O Museu Oscar Niemeyer abre nesta quinta-feira (24), a partir das 19 horas, na Torre do MON, a exposição fotográfica “Reflexos”, da artista paranaense Mariana Canet, com curadoria do crítico e professor Fernando Bini.  A entrada na abertura será gratuita. A exposição fica no museu até dia 26 de outubro.
A água é o tema principal das 14 imagens da série “Reflexos”, sempre com alguns artifícios, como objetos refletidos na água, espelhos e luzes coloridas em movimento. O real refletido é ao mesmo tempo reproduzido, distorcido, desviado, dobra-se sobre si mesmo. Desta maneira, Mariana Canet mostra em cada uma de suas fotos uma multiplicidade de realidades, ou seja, em suas fotos o real se diversifica. Nesse sentido a artista deixa em aberto a reflexão: como cada um interpreta a realidade?
O curador da mostra Fernando Bini apresenta a seguinte análise: “O movimento da água distorce os reflexos coloridos nestes instantes da natureza e a fotografia, que é a representação destas ausências, torna presente aquilo que não está mais lá, a fluidez das coisas que Monet nos ensinou a olhar. Assim a artista, com as imagens captadas pela sua objetiva, duplica pelos espelhos, estimula a imersão do espectador nas formas e nas cores”.

Mariana Canet - Nascida em Curitiba, Mariana Canet abandonou a carreira de marketing para ir atrás de seu sonho, a fotografia. Depois de uma série de fotos documentais no Cambodia, Sri Lanka e Vietnã, Mariana percebeu que fotografar o abstrato, o indefinido e o ilimitado era sua paixão. Essas imagens serviram para dar vida à sua primeira exposição, “A Face Fala”, que em 2010 fez um tour pelo Brasil. Após ganhar o prêmio Salão Graciosa de Artes Plásticas em 2011, as séries “Reflexos” e “Abstrato” ganharam abertura e desde então as fotografias foram expostas em lugares como Londres (Debut Contemporary Gallery), Amsterdã (Amsterdam Showcase), Itália (Galleria dé Marchi) e São Paulo (Salão de Outono Paris–São Paulo).

A exposição “Reflexos” pode ser visitada de terça-feiraa a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário