segunda-feira, 14 de julho de 2014

Exposição de Ivan Zuateg no Centro de Criatividade de Curitiba

Documentar o acaso é a proposta do fotógrafo e desenhista Ivan Zuateg, artista reconhecido pela rapidez e espontaneidade com que realiza seus trabalhos. Algumas de suas obras podem ser conferidas na exposição IV[AN] ZUATEG[UI], que acontece do Centro de Criatividade de Curitiba (CCC) até o dia 21 de julho, sob a curadoria do ator e professor Pedro Moreira.
Nascido em Arapoti (PR), mas radicado em Curitiba, Zuateg vem pesquisando a interferência da luz e do movimento na ação performática imediata. Os estudos e a vivência na área visual levaram Zuateg a participar de encontros fotográficos, nos quais buscou realizar modificações no eixo de imagem, provocando distorções de foco, mantendo, porém, as fronteiras que possibilitam a percepção do objeto.
O artista notou que os espaços inusitados também provocam indefinições ao olhar, transportando com rapidez essa interferência na realização da imagem. A partir da fotografia, Zuateg cria o desenho como plano de ação, surgindo trabalhos espontâneos, caricaturais e estilizados, tendo como suportes papel de embrulho, chapas de Raio-X, jornal e demais rebordos do cotidiano. “O laboratório pessoal com grafites e carvão acabou por levar Zuateg ao universo do acaso. Repentinamente o desfeito, inútil, e insignificante começa a participar de suas projeções pessoais”, destaca o curador Pedro Moreira.
O artista oferece, ainda, workshops previamente agendados pelos telefones 3313-7192 / 3313-7193, permitindo a todos os interessados uma imersão no processo criativo. O ateliê continua montado no espaço da exposição, fazendo com que o espectador interaja. Na sequência, o artista retoma os temas desenvolvidos com o público e reaplica a ação no desenho, num trabalho compartilhado.
O evento completa-se com o “Livro de Registro da Exposição”, composto por papéis recortados que Zuateg elaborou para a manifestação dos visitantes. Essas interferências solidificam-se na documentação fotográfica do artista sobre o processo criativo.

O Centro de Criatividade de Curitiba está situado na rua Mateus Leme, 4.700, Parque São Lourenço e a mostra IV[AN] ZUATEG[UI] pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados e domingos, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário