segunda-feira, 14 de julho de 2014

Cinemateca apresenta mostra de filmes franceses

A Cinemateca de Curitiba apresenta nesta segunda e terça-feira (14 e 15) uma seleção de filmes franceses para comemorar a data nacional da França (14 de julho). Nessa data os franceses celebram o histórico episódio da Tomada da Bastilha, em 1789, marco da Revolução Francesa. A mostra é realizada em parceria com a Aliança Francesa, CineFrance e Embaixada da França. A entrada é franca.

Confira a programação:

14 de julho – segunda-feira

14h: O Quadro - (Le Tableau, Bélgica / França / Suíça, 2011 dvd) de Jean-François Laguionie. Um quadro inacabado mostra um castelo cercado por um jardim. Lá vivem três tipos de personagens: os “Todopintados”, que já estão totalmente pintados, se julgam superiores e detêm o poder; os “Pelametades”, com pequenos detalhes sem tinta; e os “Rabiscos”, que são apenas esboços, sofrendo o desprezo e a violência dos primeiros. Ramô, um dos “Todopintados”, apaixonado por Claire, uma “Pelametade”, se junta a outros personagens inconformados com a situação, e sai do quadro à procura do pintor para que ele termine seu trabalho e restaure a harmonia no universo da pintura. Animação em cores/76’.

15h30: Chronopolis - (França/Polônia, 1988, DVD) de Piotr Kamler. Com uma narrativa puramente visual, sem diálogos, esta animação em stop-motion conta a história de Chronopolis, uma imensa cidade perdida no espaço cujos habitantes têm por única ocupação fabricar tempo. Desta forma, eles criam momentos de todos os tipos, com os quais se dedicam a jogos enigmáticos. Apresentado originalmente em 1983, com 62 minutos de duração, o filme foi remontando pelo próprio autor e relançado, em 1988, com dez minutos a menos. Apesar de não conter diálogos, o filme conta com uma breve narração em francês do ator Michael Lonsdale. Como este pequeno trecho é a única parte do filme em que há fala, a ausência de legendas em português não deve prejudicar a compreensão da parte do público que não domine o idioma original em que foi produzida a obra. Animação em cores/52’. Classificação etária 14 anos.


16h30: A França – (La France, França 2007, DVD) de Serze Bozon, com Guillaume Depardieu, Pascal Greggory e Sylvie Testud. No outono de 1917, a guerra prossegue. A milhas de distância do campo de batalha, a jovem Camille leva uma vida marcada pelas notícias que seu marido manda do front. Um dia ela recebe uma carta em que ele termina com o casamento. Desnorteada e determinada a continuar a qualquer custo, Camille decide se disfarçar de homem para encontrá-lo. Ela segue direto ao front de guerra, cortando caminho pelos campos para evitar as autoridades. Numa floresta, passa por um pequeno grupo de soldados que não suspeita de sua identidade. Ela os segue e assim embarca numa nova vida e, conforme os dias e as noites passam, descobre o que nunca poderia imaginar, o que seu marido nunca lhe contou e o que seus novos companheiros irão evitar lhe mostrar: a verdadeira França. Drama em cores/102’.

19h: Minha Estação Preferida (Ma Saison Préferée, França 1992, 35mm) de André Techiné, com Catherine Deneuve, Chiara Mastroianni, Daniel Auteuil, Marthe Villalonga e Roschdy Zem. É a história de um irmão e de uma irmã. História que ganha consistência a partir do momento em que a mãe perde aos poucos a lucidez e finalmente a vida. Os dois encontram-se então diante de suas existências. Não há nostalgia alguma, porque é sempre no presente que se constrói o passado. Entre a vertigem de se encontrar e a dor de se separar, irmão e irmã tomarão enfim consciência de seus verdadeiros lugares no mundo. Drama em cores/96’.

15 de julho – terça-feira

14h: A Cidade Louvre – (La Ville Louvre, França, 1990, DVD) de Nicolas Philibert. A que se assemelha um museu quando não há público? Na época da reforma do Grande Louvre, o museu revelou bastidores a uma equipe de cinema: penduram-se os quadros, reorganisam-se as salas, os guardas provam seus novos trajes. Pouco a pouco os personagens se multiplicam, cruzam-se para costurar o fio da narrativa. A vida secreta e engraçada de um dos maiores museus do mundo. Documentário em cores/75’.

15h20: O Desafio de Jean de La Fontaine – (Jean de la Fontaine, le Défi, França, 2006, 35 mm) de Daniel Vigne, com Jean-Claude Dreyfus, Jocelin Quivrin, Philippe Torreton e Sara Forestier. No século XVII, o jovem rei Louis XIV domina o Chateux de Vaux-le-Vicomte. Uma de suas primeiras medidas é aprisionar o dono do local, o secretário de finanças Nicolas Fouquet, com a ajuda de seu braço direito: Colbert. Com o novo governo, todos os artistas se tornam fiéis a Louis XIV, exceto o escritor Jean de La Fontaine, que mantém sua lealdade a Fouquet. Cada vez mais adorado pelo povo, Fontaine é consagrado como o escritor mais popular de sua época, mesmo com a objeção do rei e sob a vista grossa de Colbert. Drama histórico em cores/100’. Classificação etária Livre.

17h10: A Batalha de Solferino – (La Bataille de Solferino, França, 2013, Blu-ray) de Justine Triet, com Laetitia Dosch. Para cobrir as eleições presidenciais, Laetitia deixa seus filhos com seu ex-marido. Contudo, uma série de imprevistos absurdos acontecerá pelo caminho, da babá amante, ao advogado misógino; é domingo na França, nada funciona! Comédia dramática em cores/94’. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário